5 Dicas para desfrutar do seu salto alto

5 Dicas para desfrutar do seu salto alto


Quem  não ama um salto alto lindo e sofisticado que faz o nosso coração disparar loucamente, amor a primeira a vitrine.Levar para casa e usar naquele momento tão planejado ou simplesmente abrir o closet e ter orgulho de ver sua aquisição perfeita!?!

Salto

O simbolo de uma mulher ousada e poderosa, pode ser nosso inimigo no futuro!

Que o salto alto deixa a mulher muito mais elegante é fato, mas quantas vezes estas não sofreram com um sapato assim e nesse momento puderam perceber a importância  de  ter cuidado com os pés? O salto alto modifica as ligações dos pés com outras partes do corpo e, com o uso contínuo, a estrutura do corpo também. O que o faz ser prejudicial é o seu uso excessivo e a falta da prática de exercícios que aumentam a oxigenação dos tecidos e minimizam os efeitos do salto, tanto para as pernas, quanto para a coluna. De um modo geral as que usam em demasia sempre reclamam, mais não dão o braço a torcer!

Vou explicar…

Nos tipos de salto o mais prejudicial são os saltos altos acima de 6 centímetros, visto que quanto maior o salto maior é a pressão que o corpo exerce sobre os pés, isso é agravado se o tipo do sapato é de ponta fina em que os dedos são pressionados àquele formato, se deformando. O uso dos saltos altos cria joanetes, faz aumentar a pressão na ponta dos pés, agrava problemas que já existem, retrai a musculatura da panturrilha, atrofia o tendão de Aquiles e ainda prejudica a coluna, muitas vezes modificando sua estrutura, ocasionando prejuízos ao andar.

saltox

Fique atenta… Verificou-se que quanto maior o salto, mais tempo a mulher leva para dar um passo. O que se sabe é que 20% das mulheres sentem algum tipo de dor durante a primeira hora de uso de salto alto, 40% na segunda hora, 20% na terceira e os 20% restante após quatro horas de uso. Portanto a consciência de cada mulher em usar qualquer tipo de salto alto vai ser preponderante para sua saúde.

 A melhor  solução

Sei que é muito complicado pra quem usa diariamente o salto desapegar e começar com novos hábitos, isso pode trazer um desconforto enorme e dores mas…A solução para as amantes de salto é simples: diminuir o tamanho. “Deve-se evitar usar esse salto muito alto em muitos dias da semana, já que, quanto mais se usa, maior será a incidência dos problemas”

Não estou dizendo que  precisa andar só de sapatilha e rasteirinha ate por que mesmo eleita como um dos sapatos mais confortáveis, a sapatilha e rasteirinha também têm as suas restrições!  Mas outra matéria falo detalhadamente sobre elas com você oks =)?!?

Então aqui está a dica da melhor maneira de você desfrutar da sua saúde e saltos

  1. Altere a altura e varie os modelos dos sapatos:Se você gosta de usá-lo diariamente ou usa em decorrência do trabalho, altere as alturas. No dia em que usou um salto muito alto, no dia seguinte opte por um que seja centímetros mais baixos. É importante variar o modelo, pois alguns provocam um esforço a mais nos pés, como no caso dos de bico fino que são estreitos e podem causar calos e joanetes.2. Tenha sapatos sem salto: Se você realiza longas caminhadas até chegar ao trabalho, opte por sapatos sem salto que deixa seus pés mais confortáveis e não causam danos à região lombar e aos pés. Para quem dirigi até o trabalho, os sapatos sem salto ajudam a manter a coluna alinhada.

    3. Saiba comprar os sapatos: Uma atitude muito comum entre as mulheres é comprar calçados no período da manhã. No entanto, o período após o trabalho é o mais indicado, pois os pés estão inchados e, desta forma, é possível identificar os incômodos provocados por um sapato justo demais. No caso dos de bico fino, deixe um espaçamento de um centímetro entre a ponta e o dedão, para evitar a calosidade.

    4. Não descuide da panturrilha: ao chegar em casa, após o dia exaustivo em cima dos saltos, realize alongamentos para ativar a circulação sanguínea no local. Está medida também deve ser tomada antes de colocar os sapatos.

    5. Massageie os pés: Como já dito, a sobrecarga corpórea fica na região frontal dos pés, provocando cansaço e dores. Para aliviar a tensão, massageie os pés com movimentos circulares de baixo para cima. O escalda pés também ajuda a amenizar as dores e a desinchar a região.

Espero ter ajudado vocês com as dicas…

Beijos Danielle Dantas

Fisioterapeuta e professora de Pilates 😉

REFERENCIAIS

Júnior A.S.A., Freitas T.M. Biomecânica da marcha e da postura com calçado de salto alto. Revista Fisioterapia Brasil. 2004; 5 (3): 183 – 187.

Iunes, DH et al. A influência postural do salto alto em mulheres adultas: análise por biofotogrametria computadorizadaRev. bras. fisioter., Dez 2008, vol.12, no.6, p.441-446. ISSN 1413-3555

Tokars E, Motter AA, Moro ARP, Gomes ZCM. A influência do arco plantar na postura e no conforto dos calçados ocupacionais. Fisioter Bras. 2003;4(3):157-62.