Exercícios para a mãe e para o bebê!

Exercícios para a mãe e para o bebê!


Por Danielle Dantas

Finalizando o mês das mães, nosso ultima série de posts!

Depois de momentos transformações e novidades, é hora de voltar a realidade, é hora de voltar a praticar atividade física. Mas o grande problema que tenho acompanhado é como meu filho e tão pequenino, ele depende de mim, não posso deixa-lo para fazer uma atividade física. Aí vêm aquelas famosas reflexões que depois de mãe o coração e a cabeça muda e que tudo gira em torno de querer o bem do filhote. Corretíssimo!

E hoje já se tem varias opções em academias modalidades e  espaços, que você podem frequentar levando seu bebe junto! Porém, o médico alerta que o tempo após o parto para que a mulher volte a praticar essas atividades vai ser decidido pelo obstetra. “Porque tudo depende das condições dela após o nascimento do bebê. Cada uma vai reagir de forma diferente e somente o médico poderá dizer a hora certa de voltar”, completa.

A maioria das mulheres pode retirar grandes benefícios da realização de exercícios com o seu bebé. Para além de ajudar a acalmar e a divertir o bebé, o peso deste acaba por ajudar a trabalhar os músculos da mãe. Algumas dicas …

Flexões

Este exercício vai ajudá-la a tonificar os músculos dos braços. É fácil de praticar e pode fazê-lo quando e onde quiser. Mas atenção, deve ter o máximo de cuidado com o conforto do seu bebé. Este exercício deve ser feito com bebés que já tenham algum controlo da cabeça.

Deite-se de costas com os joelhos flectidos e a planta do pés no chão.

Deite o bebé de barriga para baixo no seu peito.

Segure o bebé por baixo dos braços.

Muito devagar e com suavidade, levante o bebé.

Novamente, muito devagar, baixe o bebé.

Screenshot_2015-05-26-19-30-55-1

Repita.

 

Agachamentos

Durante a gravidez, muitas mulheres ganham peso na zona inferior do corpo, particularmente nas pernas. Este exercício vai ajudá-la a tonificar os músculos dessa área.

Em pé, mantenha as pernas ligeiramente mais afastadas do que a largura dos seus ombros.

Coloque os pés ligeiramente para fora.

Segure o seu bebé junto ao colo.

Realize o agachamento lentamente.

Poderá aumentar o número de agachamentos quando se sentir mais capaz.

exercicio-mae-bebe

Abdominais

Um exercício divertido e que tonifica o abdômen. Os tradicionais abdominais com uma ligeira diferença.

Deite-se no chão de barriga para cima, com os joelhos dobrados e os pés no chão.

Coloque o bebé numa posição confortável, na sua barriga ou peito.

Devagar, levante o seu bebé na direcção do tecto.

Repita.

Depois, poderá sempre aproveitar para passear com o seu bebé ou até dançar pela casa. Será certamente divertido para si e para ele.

Temos alternativas que são:

Aula de dança com sling e, enrolados naquele tecido, estão bebês sendo conduzidos pelas mães, que não querem saber de ficar paradas depois do parto. A palavra inglesa sling, sem equivalente no português, é o que podemos chamar de porta-bebê: um tecido em forma de tira que tem entre 4m e 5m e, enrolado ao corpo da mãe, dá ao filhote um espaço que lembra muito a bolsa abdominal que os cangurus têm.

A prática da ioga com o bebê — chamada ioga baby — é, de, um momento em que as mamães podem praticar algo sem que precisem se distanciar dos filhos. “O grande diferencial é estar em um grupo com outras mulheres e falar de tudo que envolve esse momento. O perfil que trabalho não são mulheres que estão em busca de estética. Mas o intuito é socializar, ao mesmo tempo em que é feita uma prática que é mais calmante.”

Mais dicas:

exercicio-mae-bebe1 exercicio-mae-bebe2  exercicio-mae-bebe3 exercicio-mae-bebe4