Benefícios de pular corda

Benefícios de pular corda


Por Danielle Dantas 

Gente, hoje vou falar de um exercício super simples, que queima muitas calorias e eu adoro, pular corda. A prática do exercício de pular corda pode ser uma boa saída para quem não tem tanto tempo para as práticas mais comuns.Uma brincadeira de criança pode sim ser um grande exercício, desde que ele seja executado da maneira correta, pelas pessoas certas e com determinados objetivos.  Apesar de parecer simples, pular corda requer determinados cuidados e a prática tem que ser focada em alguns pontos. Mas antes de falarmos disso, temos que traçar um perfil de prática e de público que pode pular corda, apenas pessoas que podem exercícios com impacto.

Pular Corda: Benefícios

Que pular corda emagrece, é um fato. Porém, além do emagrecimento, pular corda oferece outros benefícios como:

  • Afinar a silhueta,
  • Aumento do equilíbrio,
  • Ritmo,  desenvolve a coordenação motora e a agilidade.
  • Proporciona condicionamento cardiovascular.
  • Trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores, e dá ênfase a pernas e glúteos.
  • Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.

Tudo por conta do esforço corporal e da impulsão, praticados no exercício.

pular-corda-emagrece1

Como deve ser um treino de pular corda:

Basicamente, existem milhares de variações para um treino de pular corda. Tendo em vista que ele na maioria dos casos, é focado no emagrecimento, vou passar para você um modelo, que é baseado no método Tabata e é um intervalado de alta intensidade:

– Inicie com uma caminhada leve, de 5 minutos;

Pule corda rápido durante 30 segundos;

– faça 5 agachamentos;

– Repita este processo de 8 a 10 vezes;

Dica

Para conseguir pular corda com facilidade, passe-a por debaixo dos pés, saltando com a ponta dos pés sem dobrar os joelhos. Assim, seus saltos serão curtos e rápidos

Frequência

Pular corda é um exercício democrático, e livre de contra indicações. A frequência ideal para o emagrecimento satisfatório é de 20 minutos, diariamente. Caso queira potencializar o emagrecimento, vale intercalar os 20 minutos de corda com outro exercício forte em queima de calorias, como ginástica ou bicicleta!

Resultados

Além de promover o emagrecimento rápido, pular corda ainda traz resultados surpreendentes para o corpo: a silhueta ficará mais fina, as pernas e bumbum serão tonificados com celulites suavizadas e a saúde receberá um grande ganho positivo. Ainda tem dúvidas de que pular corda é um ótimo exercício? Comece já!