Pedalando o corpo e a alma

Pedalando o corpo e a alma


Olá pessoal, hoje vou falar sobre uma atividade aeróbica que tenho praticado e estou amando seus benefícios, que é andar de bicicleta!

É uma atividade que pode ser praticada tanto ao ar livre ou em casa se você tiver uma ergonômica como é meu caso. Pesquisas relatam que andar de bicicleta faz bem para o corpo e a alma.

Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando, sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.

Andar de bicicleta faz bem para o coração, por se tratar de um exercício aeróbico, a bicicleta estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração.

Atenção: Entretanto, não é indicado para quem sofre de insuficiência.

Andar de bicicleta emagrece, queima calorias e também reduz o percentual de gordura do corpo. Por isso, após algumas semanas de prática, já é possível observar a redução do manequim.

Andar de bicicleta fortalece as pernas e barriga, pedalar também trabalha os grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do abdômen, já que exige postura do ciclista. Por essas razões, andar de bicicleta tonifica as pernas e a barriga.

Andar de bicicleta não tem impacto nas articulações por ser um exercício que se pratica sentado, a bicicleta não é um exercício de alto impacto ou sobrecarga para as articulações. Exatamente por este motivo, é indicado para iniciantes e é, também, um ótimo exercício para quem está acima do peso.

Melhoram as costas o ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam constantemente.

Que tal experimenta?!?!?

Bjo Dani Dantas

Danielle Dantas é formada em fisioterapia.