Atividade física para um bom envelhecimento

Atividade física para um bom envelhecimento


Quem é que pensa em ficar velho? Outro dia eu tinha 15 anos e era louca para ficar mais velha, pensava eu vou fazer isso a quilo, e viver no meu mundo, pensava eu vou ser magra alta e ter muita disposição para qualquer atividade física, pois sempre gostei e pratiquei esportes. OK! Fiquei sim mais velha porem ninguém me avisou que meu metabolismo mudaria principalmente para as mulheres e o meu colágeno iriam embora num piscar de olhos!

mulher-60-saudavel
Envelhecer é um processo natural, mas você sabia que o envelhecimento é um processo contínuo pelo qual existe uma diminuição progressiva dos processos normais de reparação do organismo. Cartilagem articular, tecido ósseo, tecido muscular etc. diminuem paulatinamente seu teor de água perdendo em parte suas propriedades plásticas e elásticas, bem como sua capacidade de amortecer choques.
Todos os indivíduos devem ter em mente que a partir dos 40 anos existe uma perda aproximada de 6 a 10% da força muscular por década de vida, o que faz com que aqueles que não executem atividades físicas tenham, por volta 70 anos, uma perda importante do equilíbrio que, se somado aos demais efeitos deletérios do envelhecimento como a diminuição da visão, perda de massa óssea, perda da flexibilidade articular, torna-os mais susceptíveis a quedas e fraturas.
E por isso mais uma vez a atividade física pode ajudar muito a combater doenças músculo esquelética. A escolha do tipo ideal de exercício passa por inúmeras variáveis que devem sempre ser levadas em conta. Ao iniciarmos qualquer prática esportiva devemos ter em mente os benefícios que esta nos trará e os possíveis malefícios que também podem advir.
Envelhecer com qualidade de vida é outra história!

Claro procure sempre uma orientação medica é de um profissional que for te auxiliar na melhor atividade física. Alguns exercícios como caminhar, nadar, fazer musculação, Yoga, alongamento ou mesmo dançar são práticas recomendáveis pois melhoram a auto estima, bem como ajudam na quebra do ciclo vicioso do envelhecimento.
Ao melhorar as condições aeróbicas bem como a sua melhor performance nas atividades do dia a dia, as práticas esportivas orientadas diminuem o efeito deletério do sedentarismo, reduzindo ainda a ansiedade e a depressão, tão comuns.

Bjos Dani Dantas