Olá pessoal, hoje vamos começar mais uma semana e o post vai ser sobre pele, não se deixe enganar o sol do outono e inverno não é inofensivo!
Muita gente não sabe, mas a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. É nela que ficam registradas de forma mais evidente não só as marcas da passagem do tempo, mas as escolhas feitas ao longo da vida. Bom como o tempo não tem sido favorável, estamos vivendo época s de calor e pancadas de chuvas que mudam o dia de uma hora para outra. Essas alterações da natureza prejudica muito o estado da nossa saúde por muitos fatores, e a pele é uma camada exposta a todo tempo. Outros fatores que decidem a qualidade de sua pele são os seus genes e histórico familiar e seu sistema imunológico.
Algumas mudanças podem ser percebidas na nossa pele, torna-se mais ressecada e áspera, chegando a descamar em alguns locais. Por outro lado, aqueles que têm pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.
O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.
Para evitar aumento da oleosidade, ressecamento, descamação, envelhecimento basta seguir as dicas para manter a pele saudável:
Exercícios
O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura, deixando a pele mais esticada e mais flácida, e elevando o risco de diversas doenças. Além de produzir neurotransmissores que melhoram a sensação de bem-estar, a atividade física regular e moderada produz mais antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.
Aumento da oleosidade
- Evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários, mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar;
- Evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade;
- Evite alimentos gordurosos beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras;
- Só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
- Se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborreica.
Pele ressecada e/ou descamativa
- Não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele;
- Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele;
- Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”;
- Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele axilas, regiões inguinais e nádegas;
- Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas.;
- Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
- Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras;
- Para ter uma pele saudável e bonita o melhor momento para hidratar é quando a pele ainda sente úmida – o hidratante vai agir como um selante e ajudar a hidratar a pele.
- Então comece o hábito de hidratar cada vez que você tomar banho, chuveiro ou até mesmo lavar as mãos.
Alimentação correta – Pele bonita
- Alguns estudos mostram que certas vitaminas e alimentos auxiliam na manutenção de uma pele bonita e jovem, entre elas Castanha do Pará, Salmão, Óleo de Canola, Semente de Linhaça;
- Chá Verde é um alimento importante, pois fornece muitos benefícios para a pele, possui propriedades anti-inflamatórias e reduz o risco de danos causados pelos raios ultravioleta do sol, podendo prevenir o câncer de pele.
Quer uma pele saudável?
Evite:
- Alimentos gordurosos de doces (eles aumentam a flacidez da pele);
- Fumo (o tabaco prejudica a oxigenação da pele, gerando flacidez, manchas, rugas e envelhecimento precoce);
- Álcool (ele aumenta a oxidação dos tecidos e assim favorece o envelhecimento da pele);
- Poluição (as toxinas presentes nela agridem a pele);
- Radiação solar (a exposição a ela é cumulativa e pode levar ao câncer de pele).
Obrigada pelo seu comentário! :-)