Por Danielle Dantas
Como esse é o mês das mães, os poste de saúde e bem estar vão ser relacionados a atividades físicas e as mamães. Vamos começar falando claro da gestação e dos benefícios da atividade ficas para a mulher e o bebê.
Praticar exercícios físicos na gravidez traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê. A gestante adquire força e resistência e os incômodos do período, como dores nas costas, inchaço e prisão de ventre são amenizados. É importante ressaltar que nem todas as atividades são permitidas e o acompanhamento médico é indispensável.
O que é proibido na gravidez?
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida das grávidas com atividade física agradável e segura, que respeita a individualidade e o processo gestacional. Isso é muito importante em um período de alterações metabólicas e hormonais, que modificam a resposta aos exercícios”.
Contraindicações
Os exercícios para gestantes não são indicados nos seguintes casos:
- Risco de parto pré-maturo
- Pressão alta
- Sangramento persistente entre o segundo e terceiro trimestre
- Placenta prévia
- Pré-eclâmpsia
Exercícios para grávidas
Uma gestante saudável, e que já era adepta da musculação, pode continuar o treino, mas respeitando os novos limites do corpo. “É recomendável diminuir a carga e aumentar as repetições para evitar risco de lesões e aumento desnecessário da frequência cardíaca. Outra dica importante é trabalhar sempre respiração e movimento”.
Na gravidez, ocorre um aumento da frequência cardíaca. Por isso, é importante ficar de olhos nos batimentos, que não devem ficar, no máximo, entre 140 e 150 por minuto. A regularidade da atividade é importante para a obtenção dos benefícios e devem ser de três a cinco vezes por semana.
A hidroginástica é o pilates são mais indicada para as gestantes. A água diminui o impacto, alivia o peso corporal e auxilia na circulação linfática. E o pilates trabalha os alongamentos, ganho de amplitude de movimento, respiração e evita as dores, podendo preparar a mulher para um parto humanizado.
Benefícios
- Melhora a circulação sanguínea;
- Redução o inchaço;
- Fortalecimento da musculatura abdominal;
- Melhora a postura;
- Contribui para o funcionamento do intestino;
- Diminuição das dores lombares;
- Controle do peso;
- Prepara o corpo para o crescimento do bebê;
- Facilita a recuperação pós-parto.
Obrigada pelo seu comentário! :-)