O Oscar acontece no dia 22 de janeiro e já estamos na torcida pelos indicados. Os indicados só serão de conhecimento após a premiação do Globo de Ouro, mas a expectativa de ver um desses indicados está em alta. Abaixo alguns que podem entrar na lista.
“Nasce uma Estrela”
Nasce uma Estrela pode figurar nas cinco principais categorias do prêmio (filme, direção, roteiro, ator e atriz). Algo difícil de se conseguir especialmente em um primeiro filme, como é o caso de Cooper. Sam Mendes, por “Beleza Americana” foi o último a fazê-lo em 2000.
Trata-se da terceira refilmagem de uma produção de 1937 dirigida por William A. Wellman. Um cantor veterano alcoólatra e em decadência se apaixona por uma aspirante a cantora, cuja carreira ele passa a apoiar. A nova produção, já muito hypada, é estrelada por Bradley Cooper e Lady Gaga
“Primeiro Homem”
“Primeiro Homem” conta a trajetória de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua e, a partir das angústias e conflitos de seu protagonista (vivido por Ryan Gosling), ilumina essa importante conquista da humanidade.
Espere por múltiplas indicações. Além de filme, o longa deve ser lembrado em trilha sonora, Efeitos Especiais, roteiro, montagem, direção de arte e Gosling e Chazelle não podem ser descartados nas categorias de ator e direção respectivamente.
“Green Book”
Outra produção que aborda o racism que chega forte neste ano é “Green Book”, vencedora do prêmio do público em Toronto. O longa foca na relação entre um pianista negro de sucesso na Nova York dos anos 60 e seu motorista branco e rude. O longa chama ainda mais atenção por ser de Peter Farrelly, mais conhecido por filmes como “Quem Vai Ficar com Mary?” (1998) e “Eu, Eu mesmo & Irene” (2000). O longa tem boas chances em ator, ator coadjuvante, filme, roteiro e figurino. Estreia no começo de 2019 no Brasil.
“Os Incríveis 2”
A sequência da Pixar, outra produção a ter rompido a barreira do bilhão de dólares nas bilheterias, é presença certa entre os indicados a melhor animação. Vale lembrar que o longa original, de 2004, venceu na categoria.
“Pantera Negra”
Lançado antes mesmo da realização do Oscar 2018 e com arrecadação superior a US$ 1 bilhão, “Pantera Negra” tem grandes chances de ser o primeiro filme de super-herói indicado à estatueta de melhor filme. Mesmo que não chegue lá, a produção seguramente estará na premiação com presença quase certa em categorias como canção, figurino , direção de arte e efeitos especiais.
“Boy Erased”
Indicado como coadjuvante em 2017 por “Manchester à Beira- Mar”, Lucas Hedges deve ter sua chance na categoria principal pelo papel do jovem gay submetido a uma terapia de conversão por seus pais, vividos por Russell Crowe e Nicole Kidman. O filme pode receber atenção, ainda, em outras categorias no Oscar 2019 como atriz coadjuvante e roteiro. O longa ainda não tem distribuição garantida no Brasil.
“Roma”
O filme que pode colocar a Netflix nas disputas principais do Oscar 2019 e marcar o retorno do cineasta Alfonso Cuarón à premiação logo por seu filme seguinte a “Gravidade” (2013). Rodado em preto e branco e falado em espanhol, “Roma” tem componentes autobiográficos e mostra a rotina de uma família de classe média no bairro da Cidade do México que batiza o filme a partir do ponto de vista da doméstica.
O longa, que deve ser lançado em dezembro pela plataforma em todo o mundo, deve ser lembrado nas categorias filme estrangeiro, direção, roteiro e fotografia.
“The Favourite”
O grego Yórgos Lánthimos (“O Lagosta” e “O Sacrifício do Cervo Sagrado”) faz uma crônica de costumes e política ácida da Inglaterra vitoriana nesse longa premiado em Veneza que traz grandes atrizes em grande forma.
Não se surpreenda se além da indicação a melhor atriz para Olivia Colman, que faz uma rainha insegura na Inglaterra do século XVIII, Emma Stone e Rachel Weisz, que fazem mulheres que gravitam sua intimidade com a agenda de defender seus próprios interesses, forem lembradas entre as coadjuvantes. Figurino, direção de arte, roteiro, direção e filme são possibilidades fortes para o longa-metragem que chega ao Brasil só em 2019.
“Querido Menino”
Indicado ao Oscar em 2018 por sua atuação no cult “Me Chame pelo seu Nome”, o franco-americano Timothée Chalamet deve voltar à disputa com “Querido Menino”, em que interpreta um garoto com problemas com drogas. Seus pais são vividos por Steve Carell e Maura Tierney. O filme marca a estreia do cineasta belga Felix Van Groeningen (“Alabama Monroe”) no cinema americano. Hit em Toronto, o longa deve colocar Chalamet e Carell na briga pelo Oscar 2019, mas pode ser lembrado também em roteiro adaptado. No Brasil, será lançado no começo de 2019.
“If Beale Street Could Talk”
O premiado e aclamado Barry Jenkins, que viu seu “Moonlight” surpreender meio mundo e ficar com o Oscar em 2017, deve voltar a disputa com seu novo filme, que aborda a questão racial nos EUA sob um novo prisma: uma história de amor e dor. Elogiadíssimo em Toronto, o longa deve ser lembrado em Filme, direção, roteiro, trilha sonora e fotografia. Ainda sem distribuição garantida no Brasil, o filme não tem previsão de estreia por aqui.
E vocês, gostaram das indicações? Tem algum outro filme que gostariam que fosse indicado ao Oscar de 2019?
Obrigada pelo seu comentário! :-)