As duas atrizes talentosíssimas e indicadas ao Oscars, Margot Robbie e Saoirse Ronan estream o Longa da diretora Josie Rourke Duas Rainhas. No dia 04 de abril.
O filme foi roteirizado po Beau Willimon, de “House of Cards”, daí, já concluímos que teremos muitas tramas e conspirações. Exatamente como foi à história real entre as “Duas Rainhas” (Mary Queen of Scots).
O filme é baseado no livro “Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart”, de John Guy. No elenco, além de Saoirse Ronan e Margot Robbie, estão Jack Lowden, Joe Alwyn, Gemma Chan, Martin Compston, Ismael Cordova, Brendan Coyle, Ian Hart, Adrian Lester, James McArdle, David Tennant e Guy Pearce. Distribuição Universal Pictures.
O filme concorreu este ano ao Oscars de melhor figurino, Melhor maquiagem e penteado. Premio Bafta como também como melhor figurino, Margot Robbie como melhor atriz coadjuvante entre outros prêmios.
Um pouco de história sobre Duas Rainhas
Vamos entender como começou a historia da tentativa da tomada de trono por Maria Stuart. E também aprender um pouco sobre a história britânica.
Henrique VII (rei da Inglaterra, França e Irlanda) casou-se com Catarina de Aragão, e essa não conseguia lhe dar um filho homem, (mal sabia ele que, as mulheres iriam dominar até hoje a Coroa Britânica). E assim foi com mais suas 5 outras esposas. Apenas com Joana Seymour teve seu único filho homem, o Rei Eduardo VI.
Esposas do Rei Henrique VII
- Catarina de Aragão (1509–1533) Filha Maria I (Saoirse Ronan)
- Ana Bolena (1533–1536) Filha Isabel I (Margot Robbie)
- Joana Seymour (1536–1537) Filho Eduardo VI
- Ana de Cleves (1540)
- Catarina Howard (1540–1541)
- Catarina Parr (1543–1547)
Com Ana Bolena, sua segunda esposa, Henrique VII teve a filha Isabel I. Segundo minhas pesquisas, o Rei Henrique VII divorciou-se de Ana Bolena pelos inúmeros casos extras conjugais que Ana teve.
Isabel I filha de Ana Bolena, por causa da morte de sua mãe (Ana foi condenada a decapitação por cometer adultério), perdeu o titulo de princesa e foi excluída da linha de sucessão assim como Maria I, filha de Catarina de Aragão sua primeira esposa.
Com a morte de Henrique VII em 1547, seu único filho homem, Eduardo VI, assume como Rei da Inglaterra, França e Irlanda.
Eduardo VI falece em julho de 1553 e foi sucedido por sua meia irmã Maria I, que também morre em novembro de 1558. Por sua vez, foi sucedida por sua única meia-irmã ainda viva Isabel I.
Isabel I apenas pode assumir o trono, após o Terceiro Ato de Sucessão aprovado em 1543 pelo parlamento inglês, Isabel foi reconhecida como herdeira de seu meio-irmão (Eduardo VI) e da sua meia-irmã (Maria I), enquanto o testamento de Henrique VIII excluiu a Casa de Stuart da linha de sucessão da Inglaterra.
Maria Stuart conhecida também com Maria da Escócia era considerada por muitos católicos como uma descente legitima, uma vez que era neta de Margarida Tudor, irmã do Rei Henrique VII. O país na época vivia em conflito entre protestantes e católicos, neste momento da história que Maria Stuart arquitetou a tomada do trono.
Foi neste momento da história do que Maria I falece, no momento que arquitetou a tomada do trono. E mesmo assim, Eduardo e Isabel eram vistos por muito católicos como ilegítimos, e que assim Maria da Escócia era a verdadeira rainha inglesa como descendente de Margarida Tudo.
Curiosidades sobre a moda Renascentista
Curiosidades sobre a moda Renascentista que poderemos observar no filme. Sabe o que mais influenciou a moda Renascentista foi a briga entre protestantes e católicos.
A idade média deu lugar ao Renascimento, período Renascentista século XVI, período em que a Europa passou por uma nova concepção ideológica, cientificas e artísticas.
As cortes Europeias já estavam muito bem estabelecidas e, sendo assim, houve uma identidade própria de cada país nos seus respectivos hábitos de cobrirem o corpo e adornarem-se. O figurinho de Duas Rainhas traz fielmente detalhes da moda Renascentista inglesa no figurinha de Isabel e a moda renascentista francesa no figurinho de Maria. Maria tinha o titulo de Rainha Consorte a França, pois, se casou com Francisco II.
Obrigada pelo seu comentário! :-)