Alguma vez já se inspirou em uma música? E melhor ainda, já inspirou a SUA VIDA graças a uma música? Pois é, uma boa letra em acordo com a melodia certa, alinhadas ao seu momento de vida, pode ser a combinação perfeita para grandes mudanças. E é isso que podemos ver em “A música da minha vida!” – “Blinded by the Light”, o personagem Javed (Viveik Kalra) tem uma trilha inteira composta por Bruce Springsteen.
Sinopse
O filme conta a história de Javed (Viveik Kalra), um adolescente britânico filho de paquistaneses, crescendo na cidade de Luton, Inglaterra, em 1987. Em meio às turbulências econômicas e raciais da época, ele escreve poesia como uma forma de escapar da intolerância de sua origem e da inflexibilidade das tradições do seu pai. Porém, quando um de seus colegas lhe apresenta as músicas de Bruce Springsteen, Javed identifica sua vida simples com as poderosas letras. À medida que Javed descobre um escape catártico para seus próprios sonhos reprimidos, ele também começa a encontrar coragem para se expressar com sua própria voz.
Crítica filme “A música da minha vida” – “Blinded by the Light”
A Música da Minha Vida, longa inspirado na história do jornalista Sarfraz Manzoor. Traz o personagem personagem Javed (Viveik Kalra) , um jovem de origem paquistanesa, se muda para Luton- Inglaterra,em busca de uma vida melhor.
Como tudo na vida tem dois lados, crescer numa cidade com cultura diferente da sua família pode ser um grande desafio. Javed sofre e luta contra preconceito diariamente fora de casa, sofre e luta contra o tradicionalismo enraizado dentro de casa, principalmente pelo seu pai, Malik (Kulvinder Ghir). No meio de tudo isso, Javed alimenta um sonho que parece impossível para ele, ser um escritor.
Muitas vezes os sonhos parecem apagados, aí vem o destino ascendendo todas as luzes da nossa alma e nos mostrando que é aquele nosso caminho.
No filme, esse momento acontece quando Javed escuta no seu walkman (bateu nostalgia) a Música “Dancing in the Dark” de Bruce Springsteen, na fita que seu amigo lhe deu.
Nesse momento a transformação acontece em nós mesmos, uma empolgação nasce com o efeito da musica, juntos com as letras voando pela tela do cinema, interagindo com o ambiente, com o ator, e preenchendo todo o vazio que Javed sentia. Uma libertação! Javed sente-se encorajado a assumir seu talento, encarar o que vier de forma mais leve, e encontrar formas de mostrar para as pessoas o que ele escreve.
A partir daí o filme segue o ritmo das musicas do “CHEFE” (Bruce Springsteen) com altos e baixos, coragem, conflitos, amadurecimento, conquistas, confiança, descobertas, inclusive do amor, com Eliza (Nell Williams), uma jovem ativista, onde se mostram tão parecidos e tão diferentes ao mesmo tempo.
Uma importante reviravolta acontece quando seu poema sobre preconceito chama atenção não só de seu vizinho, mas de um importante jornal, em Nova York. O primeiro poema importante escrito por Javed é sobre o preconceito, com ele o seu vizinho Mr. Evans (David Hayman) vai até sua casa contar a emoção de ter se conectado com seu texto.
Então, ele consegue um estágio, vaga em uma universidade e a chance de conhecer seu ídolo! (A cena dele com o policial da imigração é bem fofa por sinal).
A atuação de Viveik Kalra é louvável, ele faz com que a gente perceba os pensamentos de seu personagem só com as expressões corporal e facial.
Para uma família com conceitos tão fortes como os paquistaneses, se abrir pra outra cultura pode significar abrir mão de suas próprias crenças.
Mas da mesma forma, o amor de uma família, pode ser mais forte do que as próprias crenças. Podemos ver isso claramente no filme. Sem dar Spoiler, podemos afirmar que o amor e orgulhos pelo filho, gera mudanças inimagináveis na vida e alma dos pais.
Uma história com argumentos baseados em fatos reais, com pessoas reais, sobre temas reais! Inspirador!
Alerta: Leves lencinhos e óculos escuros, as lições de vida podem despertar lindas emoções!
Ficha Técnica:
Data de lançamento: 19 de setembro de 2019.
Distribuidora: Warner Bross.
Direção: Gurinder Chadha.
Gêneros: Biografia, Drama.
Escrita por Amanda Brant e Bianca Zanol
Obrigada pelo seu comentário! :-)