“Cadê Você Bernadete? ”, uma comédia romântica?
Caso seja do tipo que tem náusea desse tipo de gênero – tipo eu, posso te adiantar que essa até que é bacana. Leia até o final para saber o porquê. Mas – parafraseando Renato Russo – quais são os filmes que nunca são vistos? Então um brinde à sétima arte e nada de preconceitos.
Uma busca de si mesma
Casais que se conheceram magicamente, morreram de amores e passam por algum problema no meio do percurso. “Cadê você, Bernadette?” tem esse melodrama clássico? Tem, mas esse tema não é mais forte do que laços de amizade entre mãe e filha, e também não é o tema central da história. Se curte o desafio de criar, assista sem medo.
Bernadette é protagonizada pela fenomenal Cate Blanchett. Essa atriz parece ser perfeita para fazer papel de uma personagem genial. Além disso, ela consegue se expressar com um humor bem peculiar, em uma mistura de acidez e sutileza.
Uma arquiteta que há 20 anos atrás estava em pleno crescimento, sua carreira prometia muito sucesso e consagração. Com um pé no hall da fama, como uma artista pioneira em sua profissão dominada predominantemente por profissionais do sexo masculino, ela seria um ícone.
No meio do caminho, algumas coisas não deram certo em sua vida pessoal e profissional, o que culminou no desenvolvimento de um quadro depressivo.
Pelejando para sobreviver no meio social, ao mesmo tempo fugindo de pessoas, de repente ela some.
De presente para o leitor: uma trívia, artigo de Chris Lee sobre a direção da obra, revela algo intrigante.
Segundo Lee, o próprio processo de criação do filme passou por altos e baixos. Contratempos de roteiro e produção fizeram com que seu lançamento tenha sido adiado 3 vezes. Não é interessante que “Cadê você, Bernadette?” tenha tanto a ver com alguns desafios de sua própria criação?
Concluindo, para qualquer um que já passou perrengue com a criação de qualquer coisa, esse filme é um colírio aos olhos. Vale a pena a reflexão:
É preciso sumir para se encontrar?
Ficha Técnica
Título original: Where’d You Go Bernadette
Distribuidora: Imagem Filmes
Gênero: Comédia/ Drama
Direção: Richard Linklater
País de Origem: Estados Unidos da América
Classificação: 14 anos
Instagram do autor da crítica: @obreno.b
1 Comment
Leave your reply.