Um dia de chuva é aquele dia que você prefere que seja parado, debaixo das cobertas assistindo sua série favorita…, porém, nem sempre as coisas são do jeito que a gente quer, nem tudo saí como a gente planeja igual nada saiu como planejado para Gatsby (Timothée Chalamet), o nosso protagonista.
Cai a chuva, cai as máscaras
A chuva dita o ritmo inteiro do filme, quanto mais a chuva cai mais conflitos são mostrados e assim segue a história. Gradualmente a chuva cai e da mesma forma tudo que foi planejado no início também vai caindo por terra.
A metalinguagem é muito presente dentro da narrativa, a namorada de Gatsby, Ashleigh (Elle Fanning) vai para Manhattan entrevistar o diretor de cinema Roland Pollard e nessa experiência, muita coisa que rodeia a pós-produção de um filme é colocada em pauta, enquanto seu namorado encontra Chan (Selena Gomez), que acaba sendo sua maior companheira nesta viagem, em uma gravação de um filme, mostrando um pouco como são os bastidores da produção de uma obra áudio visual.
O roteiro coloca em pauta sempre a imagem que as pessoas passam em vista do que elas realmente são, o ditado “as aparências enganam” pode resumir a mensagem do filme, quem for ver verá isso muito nítido na trama.
É muito inteligente abordar esse tema e mostrando partes da produção e pós-produção do cinema dentro do filme, porque o expectador final nem imagina o trabalho que deu até o produto final estar pronto pra que ele tenha diversas emoções só olhando a telona.
Todo estresse que a equipe do filme passou para que quem for assistir relaxe na poltrona e esqueça todos os problemas, aparenta como se simplesmente não tivesse existido e por isso pra muitas pessoas o cinema é um trabalho fácil.
A personagem de Elle Fanning é a que mais surpreende e a que e, particularmente, mais gostei da atuação pois ela é a que mais parece mudar a personalidade ao longo do filme, o que casa bem com a mensagem principal da história.
A metáfora da chuva também é bem interessante porque o tempo também pode nos enganar por muitas vezes, o céu pode estar mostrando um dia lindo de sol e em segundos tudo mudar de repente. Quem nunca se sentiu enganado pelo tempo e acabou na chuva sem sombrinha porque jurava que não ia chover ou no máximo ia cair uns chuviscos que atire a primeira pedra.
Se você for assistir esse filme, vá preparado pra se surpreender muito e sair refletindo sobre o que você pensa sobre as coisas é realmente o que parece ou não.
Ficha Técnica
Diretor: Woody Allen
Nome Original: A Rainy Day in New York
Distribuidor: Imagem Filmes
Gênero: Comédia/ Drama
Classificação Indicativa: 14 anos
Obrigada pelo seu comentário! :-)