Todos os dias eu atendo pessoas que passaram por situações desafiadoras que geraram traumas emocionais. Mas ressignificar sentimentos é o caminho para liberta-los.
Os traumas são momentos em que no deparamos com um acontecimento em nossas vidas e nosso subconsciente ou não está preparado ou não sabe como lidar com aquilo e bloqueia as emoções.
Um exemplo é quando durante a infância alguém chegou pra vc e disse:
“-Engole o choro!” ou “-Não foi nada, para com isso!” ou qualquer fala que não foi acolhedora com o sentimento do momento.
Situações de violência física, psicológica, sexual, falecimento de pessoas que amamos também podem gerar traumas principalmente quando não temos suporte emocional ou quando alguém desqualifica ou deslegitima o ocorrido ou nosso sentimento.
Quero trazer aqui a auto-responsabilidade e não a culpabilização própria ou das pessoas que fizeram isso conosco.
Por mais desafiador que seja precisamos compreender que cada um está sempre fazendo o melhor que pode no momento.
Não nos cabe julgar. Entretanto, podemos sim melhorar a cada dia, buscando exercitar o perdão, a compaixão e o entendimento.
O primeiro passo para ressignificar e liberar um trauma (ou não gerar um) é vivenciar e acolher o sentimento advindo da situação sem bloquear ou se julgar. Se permita sentir.
Pode levar 30 segundos, 1 minuto, 15 minutos, 1 hora ou 1 dia, não importa. O que importa é sentir e deixar ir da maneira que for.
Em seguida feche os olhos, se conecte com seu coração e se pergunte quais os aprendizados positivos você pode tirar do ocorrido (lembram do post anterior sobre Aprender no amor?).
Ainda com os olhos fechados pense na situação novamente e mentalize como você gostaria que tivesse acontecido.
Você pode também imaginar a pessoa envolvida (se for o caso, pode ser você mesma) e diga pra ela todas as coisas que te feriram, todas as formas que aquilo te magoou, tudo que está no seu coração e que você não quer mais carregar consigo.
Ao final, se se sentir pronta e se for uma verdade diga que a perdoa. E faça isso por si mesma, porque esse perdão te libertará!
Após todo esse momento de ressignificação, se for possível, tome um banho, se conecte com a natureza, relaxe e durma. Tudo isso vai te renovar e assim você estará pronta para uma vida cada vez mais leve e feliz.
Como ressignificar sentimentos?
- Identifique os sentimentos.
- Sinta o sentimento, mesmo que doa. Chore, grite, faço o que tiver vontade.
- Se tiver uma pessoa envolvida, imagine ela na sua frente e diga pra ela todas as coisas que te feriram e você não quer mais carregar consigo. Quando se sentir pronta e se for uma verdade diga que a perdoa. Faça isso por si mesma e se perdoe também. Esse perdão te libertará!
- Feche os olhos, se conecte com seu coração e se pergunte quais os aprendizados positivos você pode tirar do ocorrido.
- Vá fazer algo que de deixar feliz.
Leia também:
Obrigada pelo seu comentário! :-)