Já falei que sou apaixonada por cores? É muito interessante em como as cores influenciam muitíssimo na nossa vida em todos os aspectos e se tratando de audiovisual, principalmente. Elas são mensageiras. E como envolvo vocês no universo dos figurinos de cinema, fiz uma análise delas nas telonas, de como elas influenciam na narrativa e nas suas emoções. Você vai ver se continuar lendo…
Só um pouquinho do início pra você entender:
Espectadores vivenciaram a cor na tela de cinema pela primeira vez na década de 20, quando os filmes eram colorizados, tingidos os fotogramas da película a mão, um a um pelo cineastas.
O processo era lento e demandava uma mão de obra de baixo rendimento e alto custo, além da cor ser completamente artificial.
Muitos cineastas eram contra a implementação da cor, o medo era que a cor chamasse mais atenção que o enredo e a atuação, roubando, assim, a atenção do público.
Começaram a perceber que na tela, a cor conseguia estimular sentimentos, além de transmitir percepções que as cenas de cinema ficaram cheias de emoção e significado. Então os cineastas começaram a incentivar os responsáveis pelo cenário e figurino a investirem ao máximo em cores.
Muito mais do que ilustrar, as cores não são inseridas por acaso, elas desempenham papel de destaque nas narrativas. Contribuindo assim para a construção de personagens e identidades, bem das histórias em que estão inseridos.
Transmitindo realismo às cenas, constrói atmosferas distintas para cada mensagem passada, nos levando a críticas e identificação com o mundo em que fomos inseridos.
Assiste esse vídeo fantástico, criado pela audiovisual creator Lilly Mtz-Seara, como é perceptível o incrível choque entre a percepção humana, a psicologia das cores nos filmes e seus efeitos:
Dentro do universo de definições, podemos começar distinguindo entre cores quentes e cores frias, e elas não apenas conduzem a um estado de calor ou frescor.
As cores frias são o azul, verde, roxo e o turquesa, e estas podem remeter a diversos sentimentos, como introspecção, tristeza, calma, passividade, solidão, tranquilidade e claro, excesso de frio. Podem também ser associadas ao anoitecer, ao místico e ao mar/água.
As cores preto, cinza e branco são neutras. Geralmente, quando usadas, são combinadas com outras cores para ressaltar o efeito da cor quente ou fria.
As cores quentes como o vermelho, amarelo, laranja e rosa, seguindo a teoria da psicologia das cores, podem transmitir emoções intensas, como paixão, violência, movimento, loucura, alegria, excitação e vingança. Remetem também à sensação de calor, por serem associadas automaticamente ao sangue, fogo e à luz solar.
Os tons monocromáticos geralmente são usados em dois momentos distintos. Os monocromáticos de cores frias, onde a cena tenta passar um ar mais intimista, frio, quase triste. E os que trabalham as cores quentes, que passam um ar de maior tensão, movimento e agilidade.
As cores análogas no filme ou na TV refere-se às cores vizinhas no círculo cromático. Os cineastas geralmente escolhem cores quentes ou frias para seus esquemas análogos, porque geralmente se encaixam no tema do filme ou programa de TV. A idéia aqui é obter cores que encontrem equilíbrio ou harmonia.
As cores complementares são aquelas que estão nas extremidades opostas do círculo cromático, mas ainda ficam bem juntas. Também são importantes na narrativa. Como se você estivesse tentando reunir um casal e mostrar a química deles também. E diferencie-os do plano de fundo. Muito usado também em pôsteres de filmes.
As cores triádes são esquemas que usam três cores de distâncias iguais no círculo cromático.
Bom.. agora que te contei sobre o fascinante mundo das cores no cinema (serve também para TV e teatro) pense nos seus filmes favoritos e nos próximos que irá assistir…tem algum que te marcou pelas cores? Me contaí !!!
Um beijo e até a próxima!
Fabi Senra
Obrigada pelo seu comentário! :-)