Vamos falar do filme 365 Dias. O polêmico filme do momento da Netflix. Sim, porque semana que vem poderemos ter uma série, um outro filme, personagem que gere controvérsia ou algum outro tipo de coisa, como por exemplo: um ator que tenha cometido um ato, uma fala que desagrada fãs ou uma opinião pública para ser a polêmica da vez! Uhh… Hoje estou ácida! Sem julgamentos!
O Filme 365 dias começa com uma cena que aborda o assunto de tráfico de mulheres. Como eu já sabia que a história era: um mafioso sequestra uma mulher para ela se apaixonar por ele em 365 dias, resumindo!
Eu quase desistir de assisti ao filme alí. Porque, eu, ultimamente, não estou com estômago para filmes que falem sobre abusos de mulheres.
Mas continuei…. Essa cena na verdade é (totalmente dispensável ou poderia ter sido muito melhor) apenas para apresentar ao espectador de onde Don Massimo (Michelle Morrone) conheceu Laura (Anna Maria Sieklucka).
E o diálogo de tráfico de mulheres (que quase me fez parar de assistir ao filme) era apenas para mostrar, ao longo do filme, que nosso mafioso Don Massimo é “bonzinho”.
Sei que muita gente está comparando o foco do roteiro, um mafioso sequestra uma mulher para ela se apaixonar por ele em 365 dias, à Síndrome de Estocolmo etc.
Não vou levantar polêmica sobre inúmeras situações que são inconcebíveis se fosse na vida real, ok?!
Mas uma coisa me chamou muito atenção: a atuação da atriz nas primeiras cenas do sequestro.
Não sei se foi a direção do filme que orientou a atriz a agir da forma que ela atuo nas cenas iniciais do sequestro ou será forma com ela atua mesmo, pois, colocando um pouco de realidade ….. Como que você, em um lugar e com um homem, mesmo que gato, que você nunca viu na vida, você não chora, não se desespera?
E lida com situação respondendo que “não” as perguntas que Don Massino faz a ela, mas fazendo caras e bocas (expressão corporal) que sim? Oi?
Será que fui só eu que achou isso??
Uma coisa é inegável. A química do casal é total. De tempos em tempos, temos um filme “Soft Porn”, Cinquenta tons de cinza foi um. Agora a bola da vez é 365 dni.
As cenas do filme 365 dias são muito quentes, rápidas e bem realistas! Se você já assistiu, imagino que você acredita que várias foram reais, eu também tenho as minhas dúvidas (será que daqui alguns anos atriz vai revelar que foi tudo de verdade? Ou pior, que ela foi induzida a isso?).
Apesar de poucos diálogos, o filme traz aquela receita de roteiro de príncipe encantado que funciona muito bem.
O homem te ama acima de tudo, se mostrar o tempo todo que seria e é capaz de tudo por você. Sempre tem cenas que ele vai bater em outro por sua causa. Além disso, é rico, te mima com muitos presentes, quase um esquadrão da moda! E ainda proporciona a você experiências incríveis em lugares um mais lindo que o outro.
Confesso que eu me empolgo com esses roteiros, mesmo sabendo que estou sendo enganada! (Não me julguem!).
Comparo essa dinâmica de roteiro com as dos filmes “Uma linda mulher”, “Cinquenta tons de Cinza” e “Crepúsculo” (mesmo sem cenas de sexo).
Mulher aparentemente indefesa, pobre e o príncipe chega com fama de mal. Ao longo da história, ele se mostra não tão mal assim. Apenas com um duro coração que se abre para esta donzela. Aí vem, nós, mulheres, sempre querendo salvar os boys da vida. Fica bem difícil não se apaixonar, né?
Perceberam como a construção das histórias são iguais?
Resumindo, é uma boa historia porém, o filme tem falhas bem grandes mas de modo geral ele funciona e conquista!
Assista e tira suas conclusões, mas repare nos pontos que citei, ok?!
Don Massimo – Michele Morrone
Obrigada pelo seu comentário! :-)