Os sonhos são um mix da nossa vida cotidiana, emoções e percepções que vivenciamos durante o dia, o inconsciente e o consciente se comunicando, processando e liberando o que tiver que ser liberado que retemos em nossa memória.
A quarentena nos obrigou a ficarmos mais introspectivos, passarmos mais tempo em nossa companhia, o que pode ser uma situação intensa para algumas pessoas.
A maioria passou por experiências de ansiedade, medo, as emoções ficaram a flor da pele. Estamos experimentando novas ondas de emoções positivas e negativas. Estamos aprendendo e vivendo novas rotinas, alguns mais isolados que outros e tudo isso afeta nossos sonhos.
De acordo com o Dr. Breus, o Doutor do Sono, “Uma pesquisa recente com mais de 2.000 pessoas mostrou que 53% da audiência teve um aumento de sonhos vívidos desde o início da quarentena, 21% da audiência teve um aumento de pesadelos.
Com pelo menos um na semana passada, 45% da audiência notou uma pequena diferença em seu sono para pior … e 29% notaram uma diferença significativa em seu sono para pior. ”
Com o aumento do stress, ansiedade em alta, o cérebro precisa realizar um trabalho essencial e importante para aliviar a intensidade e a carga emocional de nossa carga diária que se manifesta através de pesadelos e os sonhos perturbadores.
Outro fato curioso é que a lembrança dos sonhos aumentou.
Em meio a esse evento global que muda a vida, cheio de pavor e incerteza, todos nós estamos experimentando coletivamente um tipo de trauma que tem relação direta ao sono e sonhos.
Pessoas que são afetadas por eventos traumáticos costumam ter sonhos intensos, vívidos e até mesmo pesadelos, isso se dá pelo estresse pós-traumático.
O importante é nutrirmos nossa mente com pensamentos positivos, evitar a exposição exagerada aos noticiários e meios de comunicação, realizar diariamente uma atividade prazerosa para você, manter o equilíbrio mental, dormir de 6 a 8 horas para você descansar e repor as suas energias.
Me conta aqui, como está a seu sono nesta quarentena?
Obrigada pelo seu comentário! :-)