“DARK” foi considerada uma das melhores séries de ficção científica sobre espaço-tempo da atualidade e seu figurino também é bem interessante. E uma das razões que ajudaram a tornar a série, eleita a melhor da Netflix em votação popular promovida pelo site Rotten Tomatoes um fenômeno internacional, foi o figurino e a fotografia.
Além de um roteiro extremamente bem construído, visualmente é impecável.
Todos os cenários são construídos para fazer jus ao nome: as cores são opacas e cinzentas, a atmosfera é sombria e depressiva, que sempre parece estar escondendo algo nas florestas frias de Winden ou na chuva torrencial típica dos episódios.
A ambientação temporal também é um ponto alto da obra, que tem cenas em três diferentes épocas .
As roupas dos atores numa determinada cena pode revelar muito sobre o tipo de mensagem que diretor quer passar. O fato de um ator usar basicamente o mesmo figurino durante três temporadas de uma série não pode ser algo em vão.
Em DARK, Jonas Kahnvald usa desde o primeiro episódio um casaco amarelo que se destaca na fotografia cinzenta de Winden. Mas o que seu criador Baran Bo Odar e Anette Guther, a figurinista da série quiseram passar com esta escolha?
A série DARK traz em seu roteiro inúmeras referências Bíblicas e da Mitologia Grega, estando fortemente presente até mesmo nos nomes dos personagens.
Acredite, existem estudos sobre o significado das cores na Bíblia. Logo, com tamanha influência religiosa na trama, podemos especular que as cores não foram escolhidas por acaso. Vejamos o que o amarelo representa na Bíblia.
O ouro é visto como uma representação do ouro que está presente em diversas passagens da Bíblia.
A cor é associada ao fogo e aos processos de purificação na Bíblia, estando intimamente ligada a fé e a unção. Acreditando-se que o próprio Jonas seja o “Messias” da trama.
A partir desta linha de raciocínio, surge um questionamento inevitável: por que o Jonas mais velho veste um casaco preto? E mais uma vez isso deve ter um significado.
O preto está relacionado à escuridão, morte e luto. Na versão mais velho de Jonas, ele está visivelmente cansado das viagens e dos acontecimentos em looping. A cor pode estar associada ao seu estado de espírito.
Outro casaco que chama atenção é o que Mikkel estava usando quando desapareceu em 2019, ele veste um moletom preto com estampa de caveira, que simboliza seu desaparecimento, equivalente à morte. Por cima veste um casaco vermelho.
No Antigo Testamento vermelho é traduzido da palavra hebraica ‘oudem’. A cor atribuída a raiz da humanidade, estando também relacionada ao sangue do cordeiro, expiação e salvação.
Na primeira temporada, Martha aparece interpretando Ariadne, vestindo um vestido branco, com um fio vermelho que representa o fio de Ariadne, personagem da Mitologia Grega que ajuda Teseu, seu grande amor, a sair do labirinto do Minotauro seguindo um novelo de lã, o “fio de Ariadne”.
Afinal em DARK tudo tem um motivo, tudo está conectado. Mas o que você vai precisar na série, é entender (ou pelo menos tentar) a linha do tempo, os universos alternativos e as teorias físicas. Dark possui três anos bases, que são: 1953, 1986 e 2019. A série transita entre o tempo, então, fique atentos.
A TRAMA:
Em suas duas primeiras temporadas, Dark conseguiu montar um enorme quebra-cabeças, de fritar o cérebro até dos telespectadores mais atentos. Tudo isso partindo de um premissa simples: no interior da Alemanha, o suicídio de um homem e o desaparecimento de um adolescente desencadeiam uma série de acontecimentos misteriosos e põe antigos segredos de quatro famílias em xeque.
Por Fabi Senra
( Designer de Moda e Stylist)
Obrigada pelo seu comentário! :-)