Estar presente nas Redes Sociais (incluindo Pinterest) é uma estratégia importante para criadores de conteúdo e para negócios.
Principalmente, após pandemia ficou confirmado que o mundo definitivamente é online e o Pinterest é uma excelente ferramenta para expandir isso.
É importante você está Redes Sociais como também ter a noção de que as Rede Sociais podem mudar de preferência de público, acabar ou sua conta pode sofrer alguma penalidade e ser deletada.
Essa é uma das razões que eu bato muito na tecla de que você deve diversificar as Redes Sociais e ter sua própria casa (seu site).
O Instagram muda todo dia, e cada vez mais entrega menos conteúdo orgânico aos seguidores, obrigando tanto os produtores de conteúdo, lojas ou prestadores de serviço a investirem cada vez mais em anúncios pagos.
O Pinterest vai muito além de uma rede social com belas fotos.
Ele está incluído em estratégias de Marketing Digital de grandes empresas e de profissionais que vendem muito no mercado.
Sem falar que é a Rede Social favorita para buscar por qualquer assunto e se inspirar.
Primeiro, o que é o Pinterest?
Pinterest é uma rede social totalmente visual de compartilhamento de imagens.
Funciona como um quadro de inspirações, onde os usuários criam pastas de inspirações com as imagens para consultar depois.
O Pinterest existe há 10 anos e foi fundado por um ex-funcionário do Google.
Ben Silbermann (acredito que este é um dos motivos pelo Pinterest funcionar tão bem como um buscador). Hoje são 3 sócios, Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp.
É considerada uma das plataformas mais relevantes do mundo, é a 3º plataforma de Mídia Social dos Eua, ultrapassando Snapchat e ficando atrás apenas do Facebook e Instagram.
Para você ter uma ideia, em julho deste ano alcançou a marca de 400 milhões de usuários ativos mensais, com crescimento impulsionado por públicos da Geração Z, homens e Millennials. (Fonte: Pinterest).
Só no Brasil são 38 milhões de usuários ativos por mês e este número só cresce.
Por que investir no Pinterest?
Eu acredito que boa parte dessa pergunta foi respondida na resposta anterior mais lhe darei alguns motivos há mais.
O Pinterest leva mais tráfego (acesso) para sites de compra do que outras redes sociais, e claro, mais acesso para outras Redes Sociais como Instagram.
Estar no Pinterest te permite alcançar um novo público.
Vantagens de estar no Pinterest
- Promover seu perfil de outras Redes Sociais.
- Gerar tráfego orgânico para seu site, blog, perfil, loja.
- É permitido a inserção de links de produtos de afiliados.
- Referência de inspirações de imagens no seu nicho.
Essa é a base da estratégia para gerar tráfego orgânico através da plataforma.
Como funciona o Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma totalmente visual, as pastas funcionam como murais de fotos.
Você pode produzir seus próprios conteúdos (imagens), ou pinar (o mesmo que salvar) conteúdos de outras pessoas nos seus murais (pastas).
A ideia do Pinterest basicamente é, você salva seus seus conteúdos de interesse nas pastas para que depois você possa consulta-los.
Aprenda agora a Usar o Pinterest para aumentar seus acessos.
Como gerar tráfego orgânico através do Pinterest?
Como eu disse, o Pinterest funciona como um buscador.
As pessoas utilizam como um buscador para encontrar roupas, tutoriais, maquiagens, curso, frases, imagens, receitas, acessórios etc.
Já foi comprovando que identificamos o melhor por imagens e o Pinterest faz a busca por imagens e bingo!
Esse é uma das vantagens do Pinterest, somos atraídos a clicar na imagem, somos seres mais visuais.
No Pinterest é possível pinar conteúdo do Instagram, Twitter e, Youtube, por exemplo.
Tudo acontece por que o algoritmo da plataforma funciona como um mecanismo de busca.
De acordo com a pesquisa que usuário realiza no Google ou no próprio Pinterest, os conteúdos aparecem.
Um dos diferenciais a respeito das postagens de conteúdos na plataforma é que estes ficam salvos e ganham força com o tempo, diferente do que acontece em outras redes sociais.
Além disso, o conteúdo é entregue para todas as pessoas que fizerem buscas relacionadas a aquele assunto, independente se pessoa é sua seguidora ou não.
Gosto de ressaltar que ao contrário do Instagram o Pinterest não se importa com o número de seguidores que você tem. Para ele o importante é a qualidade de conteúdo!
Isso permite ao Pinterest ser uma ótima estratégia para a geração de tráfego orgânico!
Quanto mais pessoas visualizarem seu conteúdo, mais cliques redirecionando essas pessoas para seus perfis, lojas, páginas você terá!
Como fazer um bom pin que gere tráfego?
Escolha uma imagem boa, bonita, com boa resolução.
Uma imagem bonita se destaca e passa a ideia de um conteúdo profissional, o que não acontece quando nos deparamos com uma imagem sem qualidade.
Dica: É importante você incluir o seu logotipo ou o website em todos os pins.
Assim, você reforça a sua identidade e as pessoas se lembrarão da sua marca ao encontrarem outro conteúdo com o logo ou website.
Preencha todos os campos. Título, descrição e endereço do site ou Instagram.
Dica: Escolha uma palavra chave de acordo com seu objetivo e que seja coerente com a imagem. Coloque ela no titulo e na descrição.
No Pinterest pode-se usar Hashtags. Porém, no máximo 5. Eu aconselho usar 3.
Está esperando o quê para começar a pinar?
Meu Perfil no Pinterest
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- Primeiro, o que é o Pinterest?
- Por que investir no Pinterest?
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