“Mulan” é um filme sobre uma heroína guerreira, um longa que teve a direção de uma mulher, Niki Caro e o figurino assinado pela figurinista, Bina Daigeler.
2020 definitivamente é o ano da mulher no cinema:
Sua história ganhou repercussão mundial pela primeira vez quando foi adaptada para o cinema pela Disney, em 1998.
A animação representou um marco na desconstrução da imagem das princesas apresentadas ao público infantil, e que agora ganhou sua versão live-action.
Mulan é uma feminista à frente de seu tempo, não é sedutora ou voluptuosa, é provavelmente a única heroína da Disney que é emocional e psiquicamente forte, e não espera que o príncipe encantado a salve.
Sendo mito ou verdade, a história de Mulan inspira mulheres sobre coragem e lealdade, por isso fiz questão de trazer sobre o figurino desse projeto, onde carrega perfeitamente essa fortaleza da personagem e a cultura chinesa nos detalhes.
Eles quiseram serem muito fiéis ao formato chinês ao contarem sobre a verdadeira lenda e também à animação.
As cenas foram filmadas na China e na Nova Zelândia, em locações verdadeiras, fora dos estúdios, que eram isoladas e sem infraestrutura e isso demandou um deslocamento extremamente difícil, logisticamente falando.
Ela é uma menina de 16 anos, dona de uma beleza natural, com olhos e cabelos pretos, lisos e longos até à cintura e o comprimento de seu cabelo muda no decorrer do filme.
Quando sai para se juntar ao exército, ela corta o cabelo com a espada do pai e amarra-o em um coque, o que ajuda a se misturar ao exército para que os soldados não saibam que ela é uma mulher.
A épica lenda dessa icônica chinesa, que arrisca a própria vida por amor à família e à Pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China.
Um pouco sobre o figurino de Mulan
Usa uma variedade de roupas, desde seus lindos hanfus (vestidos chineses) até as roupas de soldado.
A figurinista criou um figurino super rico com tecidos originais, bordados e texturas. Apesar da época (século 4 e 5), o filme tem tons contemporâneos.
Até mesmo porque a Disney traz muito essa vibe fantasiosa para as telonas e podemos perceber essa estética “Disney-ana” nas explorações de cores vivas das roupas.
A beleza da estética asiática, é um ponto que logo chama atenção. Nos poucos segundos os quais os soldados chineses aparecem, seus uniformes são muito bonitos e marcantes.
Eles seguem a estética da dinastia Tang, era na qual a maior parte do poema sobre Mulan foi composto.
Você pode ver isso em todos os guerreiros, principalmente quando arqueiros estão com os arcos virados para o ar.
Leia também:
- Figurino de cinema reciclado.
- O cinema tem cor elas falam
- Os 10 mais valiosos figurinos da história do cinema
O uso do vermelho foi correto e bem dosado, criando um contraste lindo e bem vivo. A cor representando bem o país, além de trazer força para as cenas.
No filme, a área mais humilde é mostrada de um jeito simples, mas caloroso.
Na casa da personagem, as roupas apostam em tons sóbrios, sem variar demais nas cores ou modelos dos tecidos.
A iluminação é basicamente toda fornecida pelo sol. Dá para notar algumas flores ao fundo, que dão ao cenário um jeito mais “lar doce lar”.
Quando vamos para área mais rica, os cenários mudam. A paisagem é mais aberta, verde, pois os ricos podem bancar um jardim pessoal.
Nos ambientes internos quem manda é o ouro e a quantidade de lanternas, deixando tudo mais iluminado e pomposo.
Os figurinos são mais detalhados nas cores e desenhos dos tecidos. Os penteados são mirabolantes, e a maquiagem marca presença.
O lançamento do filme “Mulan” foi uma das principais vítimas da pandemia. Previsto para chegar aos cinemas justamente quando o mundo parou, a estreia foi sendo adiada por meses até que a Disney jogou a toalha e acabou com o suspense.
Mesmo com os cinemas voltando a abrir nos Estados Unidos, o filme vai direto para a plataforma de streaming Disney+, com previsão para 4 de setembro por lá.
“Mal posso esperar pelo dia em que todos nós poderemos ver juntos esse conto da garota guerreira que tornou-se uma lenda”, escreveu em seu Instagram Niki Caro, diretora do live-action de “Mulan”. “Nosso carinho vai para todos que foram afetados por este vírus e torcemos para que o espírito guerreiro de Mulan continue a inspirar aqueles que trabalham tão duro para nos proteger. Obrigada a todos por seu entusiasmo e apoio.”
Mulan vem para fazer história, chutar bundas e conquistar corações em 2020 !!
Por Fá Senra
(Stylist e Figurinista)
Fotos: Reprodução Disney
Obrigada pelo seu comentário! :-)