https://garotatecontotudo.com.br/

Congelamento de óvulos em BH- Com Dr. Selmo Geber

Entrevistei o Dr. Selmo Geber, médico da Clinica Origem – Medicina reprodutiva em Belo Horizonte, sobre o Congelamento de óvulos. É um assunto que confesso que me atendei a pouco tempo para ele.

É importante levantar esta questão!

Minhas perguntas foram baseadas em dúvidas que eu mesma tinha. E as referências que tive para se realizar o congelamento de ovúlos em BH, foram a Clinica Origem.

Se você tiver alguma, deixe nos comentários por favor!! Pode ser de outras pessoas também! Vou procurar para te responder.

Por que congelar os óvulos?

A mulher nasce com todos os óvulos que irá usar durante toda vida reprodutiva. Ao nascimento, ela tem aproximadamente 1 milhão de óvulos e na puberdade esse número cai para aproximadamente 300.000.

Como não existe renovação, a quantidade segue diminuindo até que ocorra o completo esgotamento, com o advento da menopausa.

Além da diminuição na quantidade, ocorre também uma piora na qualidade dos óvulos.

Com isso, a partir dos 35 anos de idade, essas mudanças levam a uma diminuição da chance de gravidez.

Assim, o congelamento dos óvulos tem como objetivo diminuir o impacto dessa redução para as mulheres que desejam adiar o projeto maternidade, seja por desejo ou por necessidade.

Até que idade pode congelar os óvulos?

O ideal é que sejam congelados até os 35 anos de idade para aproveitar o momento com a chance máxima.

Eles podem ser congelados a partir dos 35 anos, sem problemas, com o entendimento de que, quanto mais o tempo passar menor será a chance de gravidez.

Não existe uma idade limite para o congelamento, mas a partir dos 40 anos, é importante se avaliar a reserva de óvulos para se ter certeza de que haverá número suficiente a ser congelado.

 Os óvulos congelados têm tempo de validade?

Não existe tempo de validade. Podem ser congelados pelo tempo que for necessário.

 A mulher pode fazer uso dos óvulos congelados até que idade?

Até a idade que ela desejar. É importante fazer uma avaliação clínica adequada com o ginecologista para se ter certeza de que não existe algum problema de saúde que possa interferir com a gravidez e assim ser resolvido antes.

É verdade que mesmo a mulher saudável não impede a queda da fertilidade?

 Sim. Infelizmente a redução na quantidade dos óvulos e a piora na qualidade é tempo dependente, e não tem relação com o tipo de vida.

Qual o valor se congelar os óvulos?

Isso depende da idade e principalmente da reserva ovariana, pois a dosagem de medicamentos varia de acordo com esses fatores e a medicação tem um impacto importante nos valores do tratamento.

Dr.Selmo, que juntamente com a equipe da Clinica Origem atua há mais de 20 anos na área de Medicina Reprodutiva.⁣

Instagram: @clinicaorigemreproducao

Leia também:

Síndrome do X-FRÁGIL e a infertilidade