A entrevista de hoje é com a Renata Ruiz, taróloga. Ela va contar um pouco da sua história e tirar algumas dúvidas minhas em relação ao tarot, como por exemplo, se o que o tarot revela pode ser alterado.
1) Como o tarot entrou na sua vida?
O tarot entrou em minha vida meio que por acaso. Na faculdade, isso quase 30 anos atrás, eu me consultava com uma amiga, e ela usava o Baralho Cigano.
Ela tinha o Tarot de Marselha, mas eu achava os desenhos um pouco grotesco, eu não entendia na realidade. E também achava que tinha muita carta, o que eu não acho mais.
Passou esta fase e em 2001, mais ou menos, lançaram o Tarô Mitológico e eu gostei muito das imagens e também do tema, pois trazia referências a mitologia greco-romana, a qual sempre gostei e estudei muito.
E achei que este “link” iria me ajudar a entender. Na realidade, eu comprei mais por curiosidade, pois achava que eu não tinha este “dom oracular” (hoje sei que eu estava me enganando e me sabotando).
Acabei largando, e esqueci este tarô. Certo dia, minha irmã encontrou uma caixa e lá estava ele e ela me devolveu em 2013, e a partir daí fiquei com muita vontade de voltar a estudar.
Mas só voltei a estudar mesmo em 2017, quando resolvi fazer um curso com um tarólogo famoso aqui em SP. Queria mais e procurei outro curso e desde então, continuo estudando cada vez mais, porque o tarot você nunca para de estudar.
2) Quando decidiu ser taróloga como profissão?
Também foi por acaso, porque eu sou jornalista, fui editora-chefe de uma revista, tive um blog de moda, e trabalhava na área de comunicação de uma empresa que, por conta da pandemia me dispensou.
Aí pensei: “o que fazer?”, foi aí que o tarot e tudo o que tinha estudado em termos de terapias holísticas poderia me ajudar e ajudar outras pessoas também, foi aí que abri a agenda e comecei a atender online mesmo!
3) Como as pessoas devem usar o tarot em suas vidas?
Devem usar o tarot como uma ferramenta de orientação. É um caminho para o autoconhecimento e crescimento psicológico. O tarot pode te ajudar em diversas situações, como:
– Ajudar no seu caminho
– A tomar decisões
– Compreender o que acontece na vida
– Orientar o que devo fazer no momento
– Sinalizar uma decisão ou uma confirmação de nossas dúvidas sobre um determinado assunto.
– As cartas refletem os nossos próprios desejos, ações e objetivos secretos.
– Também pode nos ajudar a desenvolver uma consciência interior para conseguirmos tomar decisões mais conscientes, para entendermos as razões por trás de uma situação ou nos dar uma direção quanto ao próximo passo de nossa jornada pessoal.
4) O que o tarot revela pode ser alterado?
Sempre! Muitas vezes quando sai algo “ruim” eu vejo como um alerta para você alterar o que precisa ser mudado.
Por exemplo se aparece algum sinal de doença, é um bom momento para você se cuidar e ir ao médico, para reverter isso.
Eu não uso o tarot como algo que vai prever e aquilo vai acontecer. Ele mostra uma possibilidade, cabe a você seguir ou não. Sempre falo, o tarot conta uma história, mas quem escreve o final, quem decide o final é o consulente.
5) O que é tarot fala para nós sobre 2021?
A carta do ano é o 5, O Sacerdote, rege a espiritualidade. Representa também o conhecimento e ensino. Competência, alento, masculinidade, elucidação e instrução. Tudo pode ser alcançado pelo trabalho.
Utilize seus conhecimentos e aplique em suas atividades para alcançar a sabedoria divina.
Representa a parte do ser humano que se eleva às questões do espírito para compreender aquilo que Deus deseja de nós.
Simboliza o mestre espiritual dentro de cada um de nós. Ligação entre a consciência terrena e o conhecimento intuitivo da lei divina. Relação entre Deus e o homem.
Ele também rege a comunicação e todos os meios que comunicamos, portanto, utilize de forma dirigida, sabendo onde quer ir.
O Sacerdote é a ponte, e tem a missão de unir os aparentes opostos, mostrando todos os caminhos.
Renata Ruiz
Instagram renataruiz
Curso de tarot básico com a Renata Ruiz . Clique aqui
Consulta de tarot. Clique aqui
Obrigada pelo seu comentário! :-)