Tom & Jerry: O Filme! Quem aí não se lembra da dupla mais rival de todo o universo dos desenhos animados? Quando assisti, foram muitas lembranças de momentos e algumas expectativas frustradas também.
O filme é basicamente sobre a dupla que se depara com uma garota tentando se dar bem na cidade de Nova Iorque. O nome dela é Kayla (Chloë Grace Moretz) e, no começo do filme, acaba de ser demitida por ter se atrasado com uma entrega devido à briga entre Tom e Jerry.
Esperta que é, Kayla se passa por uma produtora de eventos e consegue um emprego temporário para um casamento de um casal muito importante que ocorrerá em um renomado hotel de frente pro Central Park.
Como podem imaginar, todo circo está armado para que a dupla de gato e rato baguncem a história toda com suas brigas intermináveis, e Kayla terá que arrumar uma forma de resolver essa parada.
É um filme em que os animais são todos desenhos animados em 3D, mas conservando o visual característico de Hanna-Barbera. Alguns falam entre si tal como o desenho, e não conseguem se comunicar com os humanos.
Se Tom & Jerry te fez rir como eu ri na minha infância, certamente vai sentir falta de algumas referências neste filme.
Eles tentam de forma modesta honrar algumas passagens marcantes do desenho animado, mas limitado somente às perseguições entre os dois.
Exemplos: aparece aquele furacão de bagunça típico quando estão rato, gato e cão brigando ao mesmo tempo.
Também alguns elementos únicos do desenho como quando Tom pega o jerry e, ao abrir a mão, Jerry está fazendo mistério com algo que está segurando.
Quando tom fica curioso de ver o que é, leva um socão onomatopéico de Jerry que se livra de suas garras e foge.
Se esperava ver Mammy Two Shoes (Mamãe dois sapatos – Tradução literal), que era a senhora que cuidava da casa em que Tom morava e detestava ratos, já te adianto que não tem isso nesse filme. Vou comentar sobre o motivo mais a seguir.
Aliás, se quiser comparar as brigas épicas do desenho que a gente assistia com essas brigas daqui, essas são bem menos… emocionantes. Mas porque? Bem, aí que entra uma análise um pouco minha e um pouco histórica.
Contexto histórico de Tom e Jerry
Pra começar, os desenhos da dupla que assistimos aqui são diferentes dos desenhos que foram exibidos na Europa em países como Inglaterra, por exemplo. Lá as cenas violentas entre os dois foram muitas vezes censuradas, em sua maioria.
Pensando nisso, é possível entender que um filme feito pra ser exibido no mundo inteiro certamente será mais leve.
Se em 1965 ele já era reeditado para que pudesse ser exibido em certos países, hoje em dia acredito que esses detalhes ficam ainda mais sensíveis.
Pegando essa deixa de censura, retomo a questão da Mammy two shoes. Tom & Jerry é um desenho animado bem mais antigo do que eu imaginava. Foi criado 5 anos antes do fim da II Guerra Mundial em 1940.
Apenas 20 anos antes, a era “Jim Crow” estava a todo vapor nos EUA e foi mantida até 1965, portanto, não haviam qualquer cuidado ao estereotipar e depreciar negros Tanto lá como no resto do mundo ocidental.
Quando Warner Bros comprou direitos autorais pra vender DVDs do desenho, chamaram Whoopi Goldberg em 2005 pra comentar o assunto. Assistam aqui o vídeo de Whoopi Goldberg falando sobre Tom e Jerry.
Portanto, fica claro que algumas características do desenho simplesmente não poderiam simplesmente ser trazidas ao público atual. Apesar disso, é possível rever personagens clássicos como o cão Spike e também a gang de gatos.
Com tudo isso dito, é obviamente um filme pras crianças de hoje em dia. Mas também é praqueles marmanjos e marmanjas que gostam de uma comédia romântica. Nem tudo é a briga de rato e gato no filme. Na realidade, esse detalhe parece ser coadjuvante.
Assim, tem coisas do passado que realmente ficam no passado enquanto a humanidade evolui. O que você leitor acha disso?
Além do trailer que poderá assistir a seguir, coloco aqui um vídeo do youtube com alguns dos melhores momentos do desenho que estávamos acostumado a assistir.
Elenco:Director: Tim Story
Chloë Grace Moretz (Kayla)
Colin Jost (Ben)
Michael Peña (Terrance)
Pallavi Sharda (Preeta)
Trailer:
Obrigada pelo seu comentário! :-)