Com o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus fez as pessoas repensarem nos espaços que viviam, principalmente adaptar ambientes para se trabalhar em casa, nosso querido Home Office.
Além de, outros desejos durante esse período que foram muitos, mas uma sacada, um quintal e espaços para ter a própria horta ou plantas para tornar a casa um lar aconchegante foram a preferência de todos.
Segundo dados de uma pesquisa recentemente divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um grande aumento no número de vendas online de móveis e itens de decoração durante 2020.
Isso mostra o quanto as pessoas querem adaptar seus lares levando mais personalidade, conforto e bem-estar.
E a necessidade de trabalhar dentro de casa também foi um grande fator.
Por conta desse tema convidei a arquiteta Andrea Pinto Coelho para dar dicas de como unir o lar ao escritório.
Andréa, os espaços passaram a ter multi funções, unindo o lar com o escritório. O que você gostaria de falar sobre melhores práticas para a chegada desse novo ambiente dentro de casa?
Como os espaços passaram a ter multifunções, unindo lar e escritório, é muito importante separar um lugar da casa para poder trabalhar com privacidade e conforto.
Este local pode ser na sala, na varanda, no quarto, mas vai depender muito da dinâmica da casa e dos moradores.
Andrea, quais móveis são coringas para essa união?
Independente do local escolhido para montar o Home Office, quatro itens são fundamentais: (i) além de uma internet com boa velocidade e estabilidade; (ii) a mesa; (iii) a cadeira; e (iv) a iluminação.
O que mais você poderia acrescentar ao desafio de pequenos espaços para o Home Office?
A iluminação ideal é a que seja neutra (4000k), que é a que mais se aproxima da luz do dia e gera mais conforto visual. Sugiro o uso de uma luminária de mesa.
No que se refere à mesa, o ideal que tenha a base fosca que, dessa maneira, absorve a luz e impede o reflexo no olho. Ela deve ter uma altura ergonômica, entre 72cm e 75cm, bordas arredondadas e uma superfície plana. Deve ter, também, uma profundidade mínima de 70cm para poder afastar a tela do computador do rosto.
Investir em uma cadeira com regulagem no braço (o braço da cadeira vira extensão do tampo) com ajuste lombar, do assento e de encosto é fundamental.
E hoje em dia, com a evolução do design das cadeiras, já existe regulagem peso pessoa, no qual o próprio peso da pessoa determina a altura e inclinação da cadeira, o que é ideal para espaços compartilhados.
“Investir também em plantas é importante. Já foi comprovado que elas reduzem o stress, a ansiedade e o desgaste visual causado pelas telas”.
Investir também em plantas é importante. Já foi comprovado que elas reduzem o stress, a ansiedade e o desgaste visual causado pelas telas, além de estimular a criatividade, aumentar a produtividade e promover a harmonia e o equilíbrio.
E por fim, um toque de personalidade com adornos e objetos que facilitem o dia a dia do trabalho em casa e que transmitam conforto, afeto, boas memórias e sejam fontes de inspiração.
Andréa Pinto Coelho
Instagram: andreapintocoelho_arq
www.andreapintocoelhoarq.com.br
Obrigada pelo seu comentário! :-)