Após longos períodos de alisamento, a transição capilar se tornou uma alternativa para aquelas mulheres que decidiram abandonar de uma vez por todas a química em seus cabelos e voltar ao visual natural.
Porém, este costuma ser um processo demorado e passar por ele não é nada fácil. É necessária muita paciência e persistência para conseguir passar por essa etapa, afinal de contas, a estrutura dos fios está retornando ao seu normal. Ou seja, durante um tempo, duas texturas diferentes, a lisa e a cacheada, irão disputar espaço entre as madeixas.
Mas isso não precisa ser motivo de frustração. É possível vivenciar esse momento com mais tranquilidade e praticidade.
Por isso, trouxemos algumas dicas da Mahogany , empresa especializada em perfumaria e cosméticos de alto padrão, para ajudar quem busca assumir os cachos e aceitar a beleza natural.
1 • Tenha paciência
Para quem é ansioso ou tem pressa, vai ter que entender que esse momento pede muita paciência, afinal, não é um processo instantâneo. É preciso tempo para que o cabelo natural cresça, mas irá valer a pena.
2 • Invista na hidratação dos fios
Priorizar uma rotina de hidratação é fundamental para ter uma transição capilar mais tranquila pois ajuda a controlar o volume dos fios, além de mantê-los sedosos e brilhosos.
No entanto, é importante entender as necessidades de cada tipo de textura. O cabelo com alisamento possui dificuldade em absorver os nutrientes das máscaras de hidratação porque a fibra é selada pela química.
Já o cacheado, tem uma tendência ao ressecamento por causa da dificuldade da oleosidade natural do couro cabeludo se espalhar pelo comprimento.
Assim, será preciso uma frequência maior de hidratação para que ele fique sempre brilhoso, macio e saudável.
3 • Penteados são ótimas alternativas
Para ajudar a disfarçar as duas texturas presentes no cabelo, os penteados são excelentes opções. Os melhores modelos são os que prendem os fios por completo, mas os semipresos também podem ser boas pedidas.
A trança de boxeadora é um penteado muito popular porque não deixa a diferença de texturas visível. Basta dividir o cabelo ao meio e fazer uma trança embutida de cada lado.
Foto: Instagram @jasmeann Foto: Pinterest
Um coque alto e esticado é outra alternativa e combina com qualquer tipo de ocasião. Faixas, tiaras e lenços também são ótimas apostas porque ainda completam o look, dando um charme maior à composição.
Foto: Instagram @freshlengths Foto: Instagram @naturalneiicey
4 • Texturize as pontas lisas
Ao invés de alisar a raiz natural, o melhor jeito de criar um visual mais uniforme no cabelo em transição. A melhor forma para isso é texturizando a parte com química. Dessa forma é possível deixá-la mais parecida com a raiz, criando uma aparência mais harmônica e facilitando o processo.
Existem várias maneiras diferentes de conseguir esse efeito. Para ondas mais abertas, divida o cabelo úmido em várias mechas e as torça até formar pequenos coques. Seque com secador para cada uma delas e finalize borrifando um spray fixador. Espere o cabelo esfriar totalmente e, pronto, a texturização está feita.
5 • Perca o medo da tesoura!
Muitas pessoas que estão passando pela transição capilar optam pelo big chop, ou seja, retirar de uma vez toda a parte alisada dos fios.
Geralmente o cabelo fica bem curto, apenas com o comprimento que cresceu desde o último alisamento. Portanto, é uma mudança mais ousada para quem está acostumado com as madeixas longas.
Para quem não está disposto a ter essa alteração drástica ao visual, uma solução é ir cortando aos poucos, retirando a parte alisada conforme a raiz natural cresce, sem alterar demais o comprimento. Isso ajuda a acompanhar o progresso da transição e permite que uma adaptação mais gradativa ao novo visual.
Leia também:
Obrigada pelo seu comentário! :-)