Para quebrar a discriminação racial nos desenhos infantis, Charles M. Schulz criou o personagem Franklin, um menino negro que se tornou parte do famoso grupo de Snoopy e a Turma Peanuts.
Isso porque há pouco mais de 53 anos, quase não havia personagens negros na TV, nos quadrinhos infantis. Então, Snoopy fez história e foi uma das primeiras histórias em quadrinhos a ter um personagem negro, após a morte de Martin Luther King.
Portanto, conheça cinco curiosidades dos quadrinhos mais inteligentes e irônicas que impactaram gerações!
1 – Snoopy foi uma das primeiras tirinhas a ter um personagem negro
Após a morte de Martin Luther King, em 1968, uma professora escreveu para Schulz falando sobre a importância de introduzir uma criança negra no grupo de Charlie Brown. E assim, ajudar de alguma forma, a diminuir o racismo na sociedade.
Então, dia 1 de agosto de 1968, ele criou o personagem Franklin, que integrou o grupo e trouxe reflexões aos leitores.
2 – A comunicação de Snoopy
O famoso personagem apareceu pela primeira vez em 1950 e, na época, agia como um cão real: andava em quatro patas e não se comunicava.
Porém, dois anos após sua criação, ele se comunicou pela primeira vez, por meio de balões de pensamentos. Além disso, compreendia tudo o que os outros personagens da história diziam.
3 – Charlie Brown e seus amigos ao redor do mundo
Em 1967, os quadrinhos de Schulz já eram publicados em 745 diários e 396 dominicais nos Estados Unidos e boa parte do Canadá.
Logo depois, as tirinhas foram publicadas em aproximadamente 2 mil jornais e em mais 60 países, sendo traduzido para 40 línguas.
4 – As tirinhas foram publicadas todos os dias durante 50 anos
Entre os anos de 1950 e 2000, Charles Schulz publicou uma tirinha por dia! Ao todo, foram aproximadamente 18 mil tiras publicadas. Sendo que, a última foi lançada dia 13 de fevereiro de 2000, quando Charles se despediu dos seus leitores e anunciou sua aposentadoria.
“Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection” conta com textos exclusivos e prólogos escritos pelos especialistas em Charles M. Schulz, Alexandre Boide e Érico Assis.
Além disso, a primeira edição acompanha um caderno especial de apresentação da coleção, com curiosidades sobre o universo dos clássicos quadrinhos de Snoopy.
As edições de colecionador da Planeta DeAgostini estão disponíveis para assinaturas mensais pelo site da editora: 70 anos Snoopy
Este foi um convite da Editora Planeta DeAgostini para os leitores viajarem no universo das tirinhas criadas por Charles M. Schulz: Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection!
Leia também:
Obrigada pelo seu comentário! :-)