Muitas pessoas começam a reparar que seus cabelos estão caindo, o que acaba se tornando uma preocupação comum. No entanto, ainda é uma dúvida frequente, se a queda de cabelo realmente acontece por ser um dos efeitos emocionais da pandemia, mudança de estação, menopausa ou se é apenas coincidência.
Segundo especialistas, durante o outono as pessoas podem perder até 600 fios por dia – normalmente, o número fica entre 100 e 150. E isso se dá por conta da forte radiação ultravioleta do período.
Porém, atualmente, a alopecia atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Academia Americana de Dermatologia (AAD). No Brasil, o distúrbio se faz presente em cerca de 42 milhões de brasileiros, conforme dados do último levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).
A pesquisa também expõe que jovens com idades entre 20 e 25 anos representam 25% dos casos – geralmente relacionados a problemas emocionais e genéticos.
Alopecia na Pandemia
Conversei com o cabeleireiro e terapeuta capilar, Eduardo França, que aponta que a incidência de casos de alopecia tem crescido bastante nos últimos anos, mas o período de pandemia revelou um contexto ainda mais grave.
“A apreensão, ansiedade e estresse trazidos pela atual crise sanitária provocaram alterações hormonais em uma grande parcela da população. Uma das principais consequências dessas mudanças no organismo foi a queda parcial ou total de fios tanto do couro cabeludo quanto de outras partes do corpo. As queixas deste tipo de problema aumentaram bastante de dois anos para cá e tem gerado muita angústia, sobretudo nas mulheres, que foram as mais afetadas. Além do abalo emocional, a própria covid-19 tem provocado a elevação da perda capilar em pessoas que já passaram pela doença. Isso é muito alarmante. Também tenho presenciado muitos casos como estes”, comenta.
Segundo ele informa, existem cerca de sete tipos de alopecia e as duas mais comuns são a androgenética e a areata.
“A androgenética tem início na adolescência, mas só fica aparente por volta dos 40 ou 50 anos de idade. Ela se desenvolve de maneira progressiva, deixando os fios cada vez mais finos. Já a areata pode surgir em qualquer idade, acomete 2% da população e se caracteriza pela formação de falhas de formato arredondado ou oval no couro cabeludo, podendo também atingir os cílios, sobrancelhas e barba”, explica.
Essa última, está relacionada a fatores imunológicos e ainda costuma ocorrer quando uma pessoa passa por situações de grande estresse, que acabam contribuindo para que as células de defesa do corpo ataquem o folículo piloso.
A inflamação ao redor do folículo impede que ele produza o pelo e faz com que o mesmo se desprenda do couro cabeludo, resultando no aparecimento de áreas sem a presença de fios.
O diagnóstico pode ser obtido por meio de exames dermatológicos e de sangue.
A queda de cabelo na Pandemia por outros fatores
Se for constatado que seu caso não se trata de alopecia, sua queda de cabelo pode ser por estresse, abalo emocional, uso prologado de medicamentos ou devido a processos químicos (tintura, alisamento, progressiva etc).
Eu, Cibele vou indicar o kit Bioplex Nasce Fios. Eu já usei e indiquei em duas matérias aqui no site e o retorno das pessoas sempre foi muito positivo sobre o uso o uso do kit.
Quero voltar a ter cabelão com Bioplex Nasce fios
BIOPLEX NASCE FIOS FUNCIONA. Meu cabelo cresceu!!
As principais ações de tipos de queda dos fios em algumas regiões que o Bioplex Nasce Fios ajuda reverter:
- perda frontal (entradas)
- perda da zona superior (coroa)
- perda geral e afinamento dos fios
- cabelos ralos.
Além de proporcionar força, resistência, elasticidade e saúde aos fios de dentro para fora ele também não possui nenhuma contraindicação para grávidas, lactantes ou hipertensos. E é importante ressaltar que também não possui ação vasodilatadora.
Todos os produtos da Linha Bioplex Nasce Fios passaram por rigorosos testes de avaliação de eficácia e qualidade em laboratório credenciado pela ANVISA.
- 43% de nascimento de novos fios.
- 26% de redução da queda capilar.
- Resultados visíveis a partir de 30 dias de uso: redução da queda capilar.
- Resultados visíveis entre 60 e 90 dias de uso: nascimento de novos fios.
- Aceleração do crescimento: a partir de 15 dias de uso.
- 80% na melhora da hidratação dos fios.
- 50% de força e resistência dos fios.
O Bioplex Nasce Fios é um tratamento!
Você encontra o Bioplex à venda na DROGARIA ARAUJO,em Belo Horizonte.
Em demais cidades, pode comprar pelo site. Aqui.
Resumo dos fatores que fazem seu cabelo cair
1 – Alopecia
Existem cerca de sete tipos de alopecia e as duas mais comuns são a androgenética e a areata.
- Androgenética – A androgenética tem início na adolescência, mas só fica aparente por volta dos 40 ou 50 anos de idade. Ela se desenvolve de maneira progressiva, deixando os fios cada vez mais finos
- Areata – A areata pode surgir em qualquer idade, acomete 2% da população e se caracteriza pela formação de falhas de formato arredondado ou oval no couro cabeludo, podendo também atingir os cílios, sobrancelhas e barba.
2 – Stress
Sua queda de cabelo pode ser por estresse, abalo emocional.
3 – Excesso de química nos fios
Devido a processos químicos (tintura, alisamento, progressiva etc).
4 – Alterações hormonais
As alterações hormonais podem ser causadas por uso continuo de medicamentos, alterações na tireóide, hipofise e gravidez.
Algumas dicas que ajudam a ter fios e couro cabeludo mais saudável
Foco na hidratação
Hidratação é a palavra-chave nos cuidados com os cabelos. Use máscaras para seu tipo de cabelo, principalmente no inverno. Nesta época do ano, é normal a umidade do ar sofrer uma queda, por isso é importante ingerir muita água e também manter a hidratação, não do só cabelo, mas da pele do corpo e do rosto.
Como lavamos menos os cabelos nessa época do ano, eu aconselho que, antes de lavar seu cabelo, penteie para que o óleo natural do couro cabelo atinja o comprimento do cabelo. Esse óleo ajuda a proteger os fios de shampoos mais agressivos e água muito quente.
Temperatura da água do chuveiro
No frio, muita gente acaba aumentando a temperatura do chuveiro. Porém, apesar de aconchegante, esse hábito pode prejudicar e ressecar tanto a pele quanto os cabelos e também provocar a queda.
A água em temperaturas muito altas deixa os cabelos mais ásperos, pois sensibiliza os fios. Eles ficam com as cutículas dilatadas e perdem movimento, leveza e brilho.
Algumas vezes, os danos são perceptíveis logo na primeira lavada. Dessa forma, opte por uma temperatura que seja mais amena para o banho.
Leia também:
07 Dicas para seu cabelo crescer mais rápido
Transição capilar: 5 Dicas para um processo de mais prático e tranquilo
- Alopecia na Pandemia
- A queda de cabelo na Pandemia por outros fatores
- Quero voltar a ter cabelão com Bioplex Nasce fiosBIOPLEX NASCE FIOS FUNCIONA. Meu cabelo cresceu!!
- Resumo dos fatores que fazem seu cabelo cair
- 1 – Alopecia
- 2 – Stress
- 3 – Excesso de química nos fios
- 4 – Alterações hormonais
- Algumas dicas que ajudam a ter fios e couro cabeludo mais saudável
- Foco na hidratação
- Temperatura da água do chuveiro
- Leia também:
- 07 Dicas para seu cabelo crescer mais rápidoTransição capilar: 5 Dicas para um processo de mais prático e tranquilo
- Compartilhe isso:
- Curtir isso:
- Relacionado
Obrigada pelo seu comentário! :-)