Nos últimos anos temos acompanhado tendências de todas as décadas sendo resgatadas, principalmente com a ajuda das trends, na Internet. O que a gente não imaginava era que, em tão pouco tempo, estaríamos revivendo as tendências de moda dos anos 2000, com a estética Y2K, que está super em alta
A gente sabe bem que a moda é cíclica e que as tendências vêm e vão com o passar do tempo. E se você é uma pessoa antenada nas tendências, principalmente de redes sociais como o TikTok, já deve ter percebido que a toda essa estética dos anos 2000 está bombando.
Mas afinal, o que é Y2K?
A sigla é bem simples e significa ano 2000 (Y = ano, 2 = dois, K = mil). Essa expressão é conhecida também como o bug do milênio. Uma preocupação de que, os computadores não seriam capazes de entender a virada do milênio (de 1999 para 2000) e esse problema causaria um colapso mundial.
Vale lembrar que a tecnologia da época não era, nem de longe, nada comparado ao que temos hoje. Assim, essa virada de um século para o outro, veio cheia de incertezas e preocupações.
Hoje estamos vivendo, novamente, uma época cheia de preocupações, causadas pela pandemia e incertezas de como será a vida depois dela.
E, por coincidência ou não, a estética Y2K, é a nova tendência de estilo entre a Geração Z. Além das incertezas da pandemia e da facilidade que as redes sociais têm de trazer novas tendências (ou resgatar e dar um up nas antigas), o movimento free Britney também deu uma mãozinha para que nós relembrássemos como era a vida nos anos 2000.
O estilo e a estética Y2K
Quando se trata de moda dos anos 2000, há quem ame e há quem odeie. Essa época foi marcada por um mar de novidades: o começo de um novo século, a tecnologia se tornando mais avançada, a Internet chegando aos lares das pessoas, o fast-fashion ganhando força…
Como será a vida e o consumo pós-pandemia? Uma nova pesquisa do Pinterest pode nos dar uma ideia do que a Geração Z espera quando o fim da pandemia do COVID-19 chegar.
As buscas por Y2K Outfit Idea (Ideias de looks Y2K) aumentaram em 230 vezes. Já as buscas por 60s-70s Fashion aumentaram em 133 vezes e, Zebra Print em 13 vezes.
Na moda, os acessórios extravagantes, roupas e óculos coloridos, tops, minissaias, calça jeans de cintura baixa eram eram alguns dos itens que compunham o estilo da época. Porém a estética Y2K resgatar, não só alguns itens de moda repaginados, mas também itens de beleza, na maquiagem, nos acessórios ou nos penteados.
Para acessórios, as buscas por Clay Rings (anéis de argila ou biscuit) aumentaram em 303 vezes.
No setor de Beleza, Makeup Makeover, Alt Makeup e Puppy Eyeliner crescem em 100, 60 e 30 vezes respectivamente.
Ainda assim, se você está pensando que jamais voltaria a usar qualquer tendência dos anos 2000, é melhor começar a repensar. Às vezes você já até usou, mas não estava lembrada.
Por isso, separamos 5 peças que faziam sucesso no início do século 21 e que, agora, estão voltando a dar as caras.
Alguns itens da moda que fizeram sucesso nos anos 2000
Nessa época, a Paris Hilton era um ícone fashion e tudo o que ela usava, virava tendência (ela inclusive foi a pioneira das selfies e dos reality shows de socialite).
Junto com Britney Spears e Christiana Aguilera, que faziam um enorme sucesso no mundo da música e, consequentemente, traziam suas contribuições para as tendências da época.
Já aqui no Brasil, algumas celebridades que ditavam moda era a Sandy, Wanessa Camargo e Kelly Key.
É muito difícil listar tudo o que fez sucesso nessa época (poderíamos ficar dias aqui listando cada detalhe), mas alguns itens são carregados de nostalgia, porque se eternizaram nos nossos corações.
Entre as muitas coisas que compunham a moda dos anos 2000, listamos algumas que voltaram repaginadas, para vocês compararem e relembrarem.
Calça cargo
O que tem de estiloso e elegante em uma calça larguinha cheio de bolsos? Não sabemos, mas foi o look escolhido por Britney Spears para receber sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
E não era muito difícil ver celebridades em eventos importantes com esses looks. Jeans e camiseta pareciam funcionar muito bem nos red carpets dessa época.
Hoje, a calça cargo está, novamente, super em alta, mas agora com uma pegada mais comfy. Além disso, as modelagens vêm com uma quantidade bem menor de detalhes e bolsos.
Bandana
As bandanas também eram um acessório bem comum.
As bandanas hoje são usadas em diversas ocasiões também.
Beyoncé foi pioneira em usar um top com recorte e estampa de bandana. Christina Aguilera também já usou o acessório para compor um look mais ousado.
Décadas depois, a tendência bombou, depois que Bella Hadid resgatou o look de décadas atrás. E hoje o lenço ou a bandana é super versátil, porque dá para aproveitar e fazer várias amarrações diferentes.
Sobreposições
Pasmem, mas não foi Juliette que inventou as sobreposições. Elas já estão por aí no mundo da moda há bastante tempo e, nos anos 2000 não era diferente. A gente usava sobreposições com tudo – TUDO mesmo!
Era muito comum ver as celebridades – principalmente as estrelas teens – por aí usando uma camiseta sobrepondo outra camiseta.
Outra sobreposição muito comum era shorts ou mini saias com leggins. E também vestidos, “batas” ou saias sobrepondo a calça jeans mesmo.
Hoje, as sobreposições estão bem mais elegantes e românticas!
Patchwork
Este tópico é a marca registrada dos anos 2000! Quem não usou uma calça jeans cheia de strass ou cheia de bordados, que atire a primeira pedra.
Eu me lembro muito bem de ter algumas calças jeans com várias flores coloridas, outras com o cós cheio de brilho. E isso não era apenas porque eram roupas infantis, viu!? Esses detalhes estavam presentes, principalmente nas calças e jaquetas jeans. Mesmo as mais adultas.
Hoje em dia, esses bordados estão de volta e ganharam até um novo nome: patchwork.
Atualmente temos tomado consciência sobre consumir de uma forma mais sustentável, comprando em brechós, customizando peças… E o patchwork tem sua importância nesse processo de reutilização das roupas.
Ano passado, por exemplo, as jaquetas e jeans customizados fizeram um grande sucesso nas redes sociais! – E ainda fazem.
Calça de cintura baixa
A polêmica calça de cós baixo é o maior “ame ou odeie” quando falamos sobre moda dos anos 2000. Uma coisa que me lembro dessa época era de olhar as fotos antiga dos meus pais e achar horrível calças com o cós chegando no umbigo. Porém, hoje é exatamente o oposto. Ou quase o oposto.
Usar looks com a barriga à mostra era uma tendência muito forte da época e, as calças de cós baixo ajudavam nesse quisito.
Hoje ainda é uma tendência que divide opiniões. Se por um lado tem gente que acha estiloso, por outro temos pessoas que dizem que “deforma o corpo”. Aí cabe o gosto pessoal de cada um e, essa é a parte legal da moda: não é só porque é tendência que você precisa usar.
1 Comment
Leave your reply.