Com certeza vocês acompanharam nos noticiários o movimento #freebritney. Quem não acompanhou, pelo menos viu por alto a repercussão do caso de tutela da Britney Spears.
Mas para você que ficou perdido em todo esse frenesi, convidamos o João Pedro, com os membros do Portal Britney Brasil para explicar melhor para a gente o porquê do movimento #freebritney.
Por que Britney Spears esteve sob tutela?
Como todos sabem, em 2007, a Britney Spears teve um breakdown devido à pressão da mídia, problemas pessoais e etc. Ela perdeu sua tia e, simultaneamente, passava por um processo de divórcio e brigava pela guarda dos dois filhos.
Em 2008, o ex-empresário da cantora, Sam Lutfi, tentou se aproveitar dela, a drogando entre outras coisas. Depois do ocorrido, o pai de Britney, Jamie Spears, pediu a sua tutela. E o motivo seria para impedir que outros e até o próprio Lutfi se aproveitassem de Britney. Porém, com a tutela, Britney perderia uma série de direitos, incluindo o direito de dirigir, votar, casar, entre outras coisas que ela amava.
No mesmo ano, foi aprovada a tutela provisória. No ano seguinte, depois de Britney ter lançado um álbum e estar numa turnê, o seu pai alegou que a cantora tinha demência. E assim, ele conseguiu a tutela permanente de Britney e passou a controlar toda a vida da cantora.
Momento de pausa na carreira de Britney
Anos se passaram e, nesse período, Britney fez duas turnês e uma residência (série de shows em um lugar fixo, como uma casa de show ou teatro, por exemplo) em Las Vegas.
No final de 2018, estava prestes a iniciar outra residência na cidade do pecado. Mas no começo de 2019, os shows foram cancelados e foi anunciado um hiato na carreira. A justificativa foi que Jamie havia feito uma cirurgia e quase morrido e que “ela” queria tirar um tempo pra si mesma.
Os fãs começaram a desconfiar quando, no mesmo ano (2019), o podcast “Britney’s Gram” reproduziu um áudio anônimo que havia recebido de alguns dos advogados de Jamie.
Início do movimento #FreeBritney
No áudio em questão, eles conversavam sobre o quão ruim essa tutela era para Britney. Foi aí que nasceu o movimento #FreeBritney, com o objetivo de libertar Britney da tutela abusiva, controlada por seu pai.
O caso ganhou bastante repercussão. No começo de 2021, o jornal The New York Times, em parceria com a FX, lançou o documentário “Framing Britney Spears“, contando toda a trajetória e Britney até o momento atual, em que ela está batalhando pela sua liberdade.
Em junho desse ano (2021), Britney falou diretamente com a juíza, pela primeira vez. Em seu depoimento, ela reforça que a tutela deve acabar. Entre as milhares revelações absurdas, uma delas foi que ela tinha um DIU, que só poderia tirar com autorização do tutor.
Britney Spears e a tutela abusiva
Além disso, Spears também revelou que foi medicada com lítio, sem necessidade. Para quem não sabe, lítio é um remédio antidepressivo e utilizado para estabilizar o humor em pacientes com transtorno bipolar. Britney disse que quando tomava o medicamento, era como se estivesse bêbada.
Ela também revelou alguns fatos sobre a turnê feita em 2018, logo depois da sua série de shows em Vegas; e sobre a segunda residência que iria fazer, intitulada “Domination“.
Britney conta que logo após o encerramento da residência de 4 anos, no final de 2017, foi obrigada a assinar um contrato para fazer uma turnê com o mesmo show da “Piece Of Me” (nome da residência em Las Vegas). Seu empresário ameaçou processá-la, caso o contrato não fosse assinado.
Alguns documentos vazados pelo The New York Times, em que mostra o depoimento da cantora, revelam que em um dos shows da turnê de 2018, ela foi forçada a se apresentar com quase 40° graus de febre.
A cantora também contou no depoimento ao tribunal que, no final dessa turnê pela Europa, ela também já teve que assinar o contrato da próxima residência (sem pausas), pois diziam que era por motivos financeiros.
E ainda nos mesmos documentos do The Times citados anteriormente, consta que ela foi internada contra sua vontade, em 2019, após se recusar a fazer um passo de dança.
Além de todas essas revelações, ela reforçou que quer o fim da tutela e deixou clara sua indignação com a família: “Eu honestamente gostaria de processar minha família”.
Avanços no processo para se livrar da tutela abusiva
Na última audiência, que ocorreu no dia 14/07, após seu advogado, Sam Ingham, renunciar seu cargo, Spears teve o pedido de poder escolher seu próprio advogado aprovado pelo tribunal.
O novo advogado é Matthew Rosengart, ex-promotor federal. Até o momento, o advogado pediu a retirada de Jamie do cargo de tutor da propriedade de sua filha e quer nomear Jason Rubin como tutor da propriedade de Britney.
Segundo algumas fontes, a finalidade seria investigar o dinheiro de Britney que sumiu, pois o patrimônio dela atual é de apenas 60 milhões de dólares. O que é considerado pouco, comparado ao patrimônio de suas colegas de profissão.
Britney Spears merece ter sua liberdade de volta! #FreeBritney
Por: João Pedro
Portal Britney Brasil (@portalbsbrasil)
Leia também:
Anos 2000 de volta? Estética Y2K? Saiba tudo sobre essa tendência
- Por que Britney Spears esteve sob tutela?
- Momento de pausa na carreira de Britney
- Início do movimento #FreeBritney
- Britney Spears e a tutela abusiva
- Avanços no processo para se livrar da tutela abusiva
- Leia também:
- Anos 2000 de volta? Estética Y2K? Saiba tudo sobre essa tendência
- Compartilhe isso:
- Curtir isso:
- Relacionado
Obrigada pelo seu comentário! :-)