https://garotatecontotudo.com.br/

A moda dopamina de Sex Education

Já se perguntaram por que o figurino da série “Sex Education” é tão colorido? Esse pode ser um dos motivos que a série agradou tanto aos olhos e gosto do público involuntariamente.

Para citar os vários motivos, preciso começar essa análise contando um pouco do enredo da 3ª temporada:

Motivo 1: Assuntos sobre sexualidade gera prazer no interesse

É sobre um estudante (Otis), filho de uma sexóloga, que cria uma espécie de clínica de terapia sexual clandestina na escola para se aproximar da garota por quem é apaixonado (Maeve). Uma série sobre personagens e tramas complexos  e profundos como sexo, masturbação, homossexualidade, bissexualidade na adolescência levados de uma maneira leve e nada óbvia, e por aí vai….

Motivo 2: A trend da moda dopamina

Com o avanço da vacinação e uma sensação de otimismo que prevalece entre as pessoas, o comportamento no vestir busca mais cores, brilho e estampas, muitas delas, juntas e misturadas.

Isso tudo traz a sensação de felicidade, bem-estar e desejo por dias melhores. 

Daí que surge o conceito: “Moda Dopamina”,  dopamina “é um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação”. 

As cores são uma forma de demarcar o microuniverso de cada personagem. Principalmente para as mulheres da trama, para terem imagens positivas de si. Esse pano de fundo colorido, divertido, irreverente, cheio de personalidade nos prende aos personagens e aos respetivos arcos dramáticos

Como a trend da moda dopamina está atual e já prevista para permanecer para o próximo
ano, essa lógica se repete no figurino.

Motivo 3: Características dos anos 80

Já reparou que a ambientação de Sex Education é um tanto quanto confusa? É de propósito.

A criadora da série Laurie Nunn e o diretor Ben Taylor contam em entrevista que essa estética surreal vem, em parte, pelo fato de ambos terem como referência os filmes de high school estadunidenses dos anos 80. 

Para isso, a direção de arte criou uma mistura entre itens atuais (como celulares e laptops) e retrôs (como telefones de gancho,  fitas VHS e walkman) em todos os cenários.  Orientou a equipe de figurino a não pesar a mão em peças vintages, a ideia era justamente criar looks atemporais, que funcionassem bem em qualquer década.

Grande mistura de cores e sobreposições, características dos anos 80, em roupas com cortes e tecnologias atuais.

E pra fechar …..

Motivo 4: As misturas de cores são atraentes para séries teen

Por se tratar de uma série para adolescentes, as cores e misturas atraem pelo seu calor e beleza. Mesmo que os roteiros estivessem cheios de desgosto e angústia, fica agradável de assistir.

E de quebra, ainda dá pra se inspirar para as  dicas de decor e lookinhos…. pra quem tem medo de misturar cores e estampas, é um prato cheio.



Por Fabi Senra 
Designer de moda e Stylist (@fabisenra)

Leia também:

FIGURINO DE PAPEL É PURA ARTE
O GLAMOUR DOS FIGURINOS DE BRIDGERTON