Já parou pra analisar os porquês envolta da figura do Papai Noel: por que ele usa o mesmo figurino universalmente… porque ele é associado ao Natal…. por que ela é vermelha?
Bom, o dia do Natal todos sabem bem é celebrado pelo nascimento de Jesus, aquele que veio ao mundo pra redimir os pecados e salvar a humanidade. Com o passar dos séculos, o Natal tornou-se, além de uma festa tipicamente religiosa com seus simbolismos próprios (como o presépio, criado por São Francisco de Assis na Idade Média), uma festa com diversos outros símbolos que se mesclam com o simbolismo cristão para compor um ambiente de alegria e confraternização.
Mas como o Papai Noel veio parar no meio disso tudo?
No Norte da Europa, havia uma lenda do “velho do Inverno”, que, à época do fim do ano, batia à porta das casas pedindo abrigo e comida. Quem lhe concedesse o que pedia poderia desfrutar, no próximo ano, de uma temporada de inverno mais amena.
Depois passou a ser associada à figura de Nicolau, um bispo cristão que pregava na região da atual Turquia no século IV. Homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Ficou conhecido também, por presentear crianças que habitavam sua região no mês de dezembro. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
Essa prática de generosidade acabou criando a imagem do “bom velhinho” que seria dissociada, mais tarde, do referido santo e transformada em uma figura de propaganda de lojas de doces e brinquedos na época.
A roupa dele era com uma roupa de inverno, na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou um novo “figurino” repaginado para o “bom velhinho”, nas cores vermelha e branca, com cinto preto, e apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
E em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que por coincidência também eram as cores da marca. A campanha foi um grande sucesso, fortalecendo a nova imagem do Papai Noel (Saint Claus) pelo mundo.
Bom, pula pra 2021 e de lá pra cá é a figura do “bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha” que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano.
Arielle Eckstut, co-autora do livro “The Secret Language of Color” (“A linguagem secreta da cor”) explicou, em um vídeo divulgado pela Business Insider, que essas cores representam um mix entre a beleza da natureza e perspicácia do comércio, que conseguiu solidificar uma imagem natalina padrão no imaginário das pessoas.
Foi então que as cores vermelha do Papai Noel, e verde das árvores de Natal, começaram a ser vistas com as oficiais dessa data comemorativa.
Por Fabi Senra ( Designer de moda e Stylist
)@fabisenra
Obrigada pelo seu comentário! :-)