Brasil está sendo destaque na moda internacional nas últimas semanas. A estética está sendo nomeada como Brazilcore ou Brazilian Aesthetic, que carrega elementos culturais do país, mas com um novo conceito. Apesar que poderia ser Brasil com S e não Brasil com Z.
Essa exaltação do país não é novidade em nosso território, mas nos últimos anos, devido questões políticas, trazer características tão brasileiras em nosso cotidiano era sinônimo de partidarismo, com isso, essa essência brasileira foi deixada de lado. Agora, vemos que essa estética está retornando, não apenas no território, mas no exterior também.
Continue com conosco nessa matéria para saber mais sobre essa tendência e aproveita as inspirações que separamos para vocês!
Brazilcore ou Brazilian Aesthetic, nada mais é que uma estética que apresenta a essência brasileira através de símbolos nas roupas, acessórios e calçados. A proposta da vez é a ressignificação de elementos que por alguns anos foram deixados de lado e valorizar essa essência brasileira que há no país. Alguns artistas, como a Anitta e Djonga, nesse ano de 2022, começaram a incentivar a importância da não apropriação de símbolos do país para fins políticos, dando um novo sentido a imagem brasileira, além de levar o país para mundo afora.
Além disso, sendo ano de Copa do Mundo, esse nacionalismo é previsto, como também esse olhar internacional para o território, já que é o país que possui maior número de vitórias e é conhecido como “país do futebol”. Também, sendo ano de Eleições, ressignificar esses elementos nacionais é um ato de resistência, diante de um período caracterizado por retrocesso democrático, degradação política, desinformação, mortes e crises.
Esse surto verde, amarelo e azul é visto nas ruas, nas passarelas, mas especialmente nas redes sociais, em produções compostas com camisetas de futebol vintage, bonés, havaianas, biquinis, regatas, bermudas, proporcionando praticidade e conforto. Somos um país tropical, então essas modelagens e itens são perfeitos para enfrentar o clima do país, mas com estilo.
Apesar de todos esses fatores citados acima, essa produção de moda composta com blusa de time não é nova. Essa estética é vista e valorizada nas periferias brasileiras há anos. Outra crítica levantada nas redes sociais é que sendo uma estética presente no país, por que só foi aceita por uma parcela do público brasileiro a partir do momento que pessoas, padrões, de outros países aderiram a estética? Seria medo do julgamento devido à instabilidade política brasileira? Seria a falta de informação, logo, a falta observação e de leitura do meio social para perceber?
A minoria brasileira usufrui e valoriza esses símbolos, o resto da população descarta e menospreza, desrespeitando toda uma história e cultura. Certo é que Brasil possui muitas riquezas, sejam estéticas, ambientais e culturais, mas que são pouco valorizadas pelo próprio povo, até o momento que o estrangeiro apropria.
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