Com a aceleração das tendências, cada vez mais há uma aproximação das décadas em um mesmo momento. Percebe-se o sucesso dos anos 2000, agora os anos 2010 estão voltando, assim como os anos 90, tema da nossa matéria semanal. Fique conosco para saber mais sobre essa nova tendência!
Neutro, clean e básica: direção contrária do 80. Os anos 90 é marcado pelo minimalismo, produções mais casuais e grunge. Foi a década das modelos chamadas de Super Models, sendo vendido mais os corpos do que as roupas. E se analisarmos, o culto ao corpo muito magro está de volta e um exemplo é a Kim Kardashian, que perdeu medidas nos últimos meses, devido a alguns fatores, mas um que veio a público foi quando ela emagreceu para poder entrar no vestido da Marilyn Monroe no Met Gala 2022. Infelizmente, tendências não se limitam a apenas as roupas; há tendências em diversos setores. Sendo assim, o culto a magreza (não saudável; emagrecer apenas para seguir uma moda, sem preocupação com a saúde e com o bem-estar) é uma tendência de comportamento, mas que vem sendo quebrado pelo fortalecimento do movimento contrário a ele.
Os anos 90 foi momento com diversas tendências. No início, a estética era voltada para o grunge e para o punk, conectado ainda com as referências da década passada, destacando o xadrez, biker short, como também modelagens mais amplas, o oversized. Na metade da década para o final, as produções foram se tornando mais fluidas, menos despojadas, destacando slip dress, regatas, t-shirt baby. Percebe-se que as peças utilitárias vieram como um contraste, mas também um equilíbrio nos anos 90, até porque, a década já estava chegando ao fim, logo, as peças cargos, tendência dos anos 2000.
Em relação aos acessórios, eles seguiam a mesma linha mais clean, como o óculos oval e redondo, bolsa baguette, bota de salto e sandália de tira.
Confira as peças para investir que são a cara dos anos 90
Slip Dress
Vestido que se parece com a camisola, traz estilo, sensualidade e elegância as produções, seja para dia ou noite, é uma ótima escolha.
Regatas e camisas brancas
Grande sucesso nas últimas semanas de moda, as regatas são peças clássicas e essências em qualquer guarda-roupa, assim como as camisas brancas, pela sua versatilidade e atemporalidade.
Veludo
Um tecido que marcou também uma década. Após Tom Ford apresentar sua coleção de 96 para Gucci, o clássico conjunto de alfaiataria em veludo vermelho foi muito desejado pelo público, aumento a procura pela tecido, logo, sendo um destaque na década.
Xadrez
A estampa que ganhou o público devido o filme Patricinhas de Beverly Hills, possui inúmeras cores e padronagens.
Legging
Seja a calça ou a bermuda, a legging foi uma peça que saiu das academias para as ruas, devido a Princesa Diana, que trazia em suas produções esse elemento, juntamente com moletom ou t-shirts oversized, sendo sinônimo de conforto e estilo.
Mini Saia
Peça criada no anos 60, marcando a moda, volta nos anos 90!
Mom Jeans
Foi um sucesso nos anos 80 e 90 pela sua modelagem mais reta e a cintura mais alta, trazendo conforto e versatilidade a mulher.
Blazer oversized
Uma peça que traz muito estilo para as suas produções, em qualquer ocasião. Como não lembrar de Julia Roberts em Uma Linda Mulher com o blazer vermelho?
Acessórios anos 90
Chockers, scrunchies, óculos redondo e bandanas.
Sapatos anos 90
Coturnos, tamancos, plataformas, bico quadrado e sandália de tira fina.
Leia também:
Anos 2000 de volta? Estética Y2K? Saiba tudo sobre essa tendência
Tendências para o verão 2023: calçados
Fuzzy Effect: conheça mais uma tendência
Obrigada pelo seu comentário! :-)