Ao assistir Bem-Vindos à Bordo, dia 1º de dezembro nos cinemas, esqueça tudo que você viu sobre o universo das comissárias de bordo em obras audiovisuais como Voando alto (2003) ou The Flight Attendant (HBO Max).
Em Bem-Vindos a Bordo, uma produção franco-belga, a profissão “dos sonhos” é tratada de uma forma bem menos romantizada. Adèle Exarchopoulos (atriz revelada em Azul é a cor mais quente) encarna Cassandre, uma comissária de bordo que trabalha em uma companhia aérea low cost com base em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, e que está visivelmente infeliz com todas as atribuições do seu cargo.
Utilizando um estilo de filmagem conhecido como pseudodocumentário, formato difundido por séries como The Office e Modern Family, os realizadores do filme, Emmanuel Marre e Julie Lecoustre, conseguem passar para quem assiste uma maior sensação de realidade, além de apresentar, de forma mais espontânea, a dor e delícia de ser uma Aeromoça (com muito mais dor que delícia, vale salientar).
Por trás da postura positiva de Cassandre, consequência do seu trabalho como comissária de bordo, pouco a pouco, o espectador percebe que se esconde uma jovem que emenda uma festa atrás da outra, uma vida amorosa que se resume a aplicativos de relacionamento e um passado que ela preferiu ignorar. O comportamento destrutivo da personagem é muitas vezes mascarado por artifícios de fuga, para que se tenha impressão de que está tudo bem e correto. No entanto, algumas vezes, é possível notar que esses artifícios não funcionam e instantes de solidão são revelados.
Sem cair no patético, o filme também proporciona alívios cômicos. A grande “sacada” de Bem-Vindos a Bordo é justamente a mistura de gêneros: drama e comédia, amortecendo, assim, as cenas que poderiam chocar o espectador. Por vezes, pode ser que você se sinta incomodado ou incomodada com a estética do filme, mas não leve por mal. É justamente para refletir o que Cassandre carrega em sua bagagem: um pouco de melancolia e um pouco de esperança a cada vôo levantado.
Crítica feita por Pedro Henrique
Link instagram do: @pedrohenririque
Obrigada pelo seu comentário! :-)