Se você sente falta do Paulo Gustavo, assim como eu, então, Filho da Mãe é a oportunidade que você esperava para aliviar um pouco a saudades e ter mais um encontro com o ator e a sua arte. O filme-documentário é uma obra original Prime Video e traz o comediante em registros inéditos, tanto nos bastidores do seu espetáculo mais recente, que leva o mesmo nome do filme, quanto na sua intimidade com familiares e amigos.
A obra chega à plataforma de streaming da Amazon dia 16 de dezembro e foi dirigida por Susana Garcia, também diretora da terceira sequência do filme Minha Mãe é Uma Peça, e co-dirigida pela irmã do humorista, Juliana Amaral. O projeto foi inicialmente pensado para mostrar o processo de criação por trás do espetáculo Filho da Mãe, cuja participação da sua mãe, Déa Lúcia, é peça-chave para o sucesso e dinâmica de palco. No entanto, Paulo Gustavo veio a falecer, em maio do ano passado, devido ao agravamento dos sintomas impostos pelo coronavírus, tornando o projeto em uma merecida homenagem ao ator.
Esteja preparado para rir e chorar ou, até mesmo, chorar de rir. O documentário mostra um Paulo Gustavo exatamente como temos preservado em nossas lembranças: carismático, alegre, espontâneo e um grande admirador da sua Mãe. Além disso, o filme apresenta outras façanhas do artista. Se antes tínhamos apenas suposições, agora temos certeza que o comediante era também um bom filho, enteado, marido, amigo, chefe e, sobretudo, Pai. Paulo Gustavo era casado com o Dermatologista Thales Bretas, com quem teve dois filhos: Romeu e Gael. Algumas passagens do longa mostram o ator e o marido compartilhando momentos de ternura com o dois, deixando o nível do “fofurômetro” lá em cima.
A ressignificação do projeto ainda conta com depoimentos dos amigos e colegas de trabalho do humorista: Ingrid Gumirães, Marcus Majella, Malu Valle, Mônica Martelli, Regina Casé e entre outras personalidades renomadas, como Pedro Bial. Já os relatos sobre seu cotidiano e intimidade ficaram por conta dos familiares: marido, pai, irmã, madrasta, tias e, claro, não podia faltar, sua Mãe.
Paulo Gustavo ficou conhecido por interpretar a Dona Hermínia, personagem inspirada na Mãe dele, mas que também poderia ter sido inspirada na minha ou na sua mãe, essa era a grande sacada. Depois de conquistar o público no teatro com Minha Mãe é Uma Peça, o ator tornou a obra nacionalmente conhecida por meio da TV e Cinema, criando um novo estilo de humor e revolucionando os programas e filmes do gênero. Para não ficar só na nostalgia e ter mais um gostinho do trabalho original do Paulo Gustavo, bem como entender a sua importância para o incentivo à cultura no Brasil, não deixe de dar o play em Filho da Mãe.
Crítica feita por Pedro Henrique
Link instagram do: @pedrohenririque
Assista também a nossa entrevista com Thales Bretas aqui.
Obrigada pelo seu comentário! :-)