Aconteceu neste final de semana, a semana de moda mais importante do Brasil: a SPFW – São Paulo Fashion Week. Dos dias 22 a 28 de maio de 2023, várias marcas brasileiras apresentaram coleções marcantes e emocionantes, resinificando suas origens e destacando a diversidade e a pluralidade das expressões artísticas.
Continue conosco nessa matéria para conferir os destaques dessa semana que marcou o mês de maio.
Nesta 55º edição, o SPFW contou com 40 desfiles, sendo que 31 presenciais, divididos entre três locações: Komplexo Tempo, o Senac FAU e o Iguatemi São Paulo, além de alguns desfiles em locações históricas de São Paulo, como o Theatro Municipal, e 9 digitais.
Confira alguns destaques:
1- Igor Dadona
“Colosso”, a junção de “duas coisas: a roupa de escritório com a roupa de festa”. De maneira sofisticada e assertiva, Igor traz uma coleção para celebrar seus 10 anos de carreira.
2- Ponto Firme
No Edifício Copan, a marca apresentou uma coleção com experimentações materiais e têxteis baseado no crochê, característica principal, que deu origem a tudo. Resultado dessa experiência são as listras, padronagens e efeitos ópticos, além das bolsas esculturais feitas com garrafas de água, unindo tecnologia com manualidade.
3- Meninos Rei
Os irmãos Rocha, trazem uma alfaiataria elaborada, com balonês, recortes, novas proporções de blazers, camisas e vestidos, e todos, claro, na mesma mistura de estampas Meninos Rei. O Pop Ancestral!
5- Apartamento 03
A marca mineira apresenta nessa edição traz Estevão Silva, o primeiro pintor negro do século XIX do Brasil. Lendo a partir de sua arte, Luiz Claudio Silva reflete na coleção as pinturas de forma fragmentadas e coloridas, que ganham forma através dos plissados e bordados. Luiz dá voz a uma história silenciada!
Outro destaque para o desfile, foi a parceria com a marca mineira O Jambu, querida pelas suas bags.
6- Mnisis
Vazio. De forma divertida, a marca apresenta peças inspiradas no livro infantil Anna Llenas, com drapeados, decotes, recortes e transparência que contemplam o vazio.
7- The Paradise
Nostalgia, palavra que guiou essa coleção. A marca carioca revisita a década de XX, especialmente os anos 50, 60, 70 e 80. Trazendo estampas, belezas e sons característicos, ilustrando o Brechó Paradise.
8- Renata Buzzo
Nessa coleção, Renata traz com sensibilidade as texturas como foco. Com formatos esféricos, cilíndricos e curvilíneos em tons neutros e terrosos, as peças retratam as cicatrizes das nossas peles.
9- AZ Marias
Nessa edição, Cíntia explorou a água, especificamente os oceanos e os rios. Com transparência e leveza, as peças possuem muita textura, camadas, babados e claro, tons de azul.
10- Maurício Duarte
essa segunda participação na semana de moda, Maurício trouxe as tramas – uma colaboração com 18 etnias para reinterpretar as cestarias de arumã e tucum. As fibras trançadas formam silhuetas definidas e volumes arredondados, como também dão forma aos acessórios, aos bordados e as franjas.
11- Weider Silveiro
Fuxico! Em diversos tamanhos, Weider aplicou as formas do fuxico em blusas, vestidos, saias e ao que parece um biquíni. E saindo do óbvio, ele trabalhou com tecidos de descarte, transformando em franjas de diversas peças.
12- Lino Villaventura
Revive o desfile de 1986. Uma coleção cheia de texturas, plissados, transparência e formas assimétricas, além de uma paleta de cores impressionante e muito bem trabalhada.
Leia mais:
1 Comment
Leave your reply.