Então vamos falar do filme do momento: Barbie! Que estreou nos cinemas brasileiros nesse último dia 20 de julho. Vamos abordar aqui uma visão mais profunda e muito atual para nós mulheres, ok!?
O filme, e bem como toda história que essa boneca carrega vem mostrar o quanto essa “mulher” é a frente de seu tempo. A boneca, desde a época de seu lançamento, levanta bandeiras e pautas inimagináveis para o universo feminino. Questões que hoje se conectam totalmente com as posições e posturas alcançadas pelas mulheres na sociedade.
Trazidos e representados pela boneca, que com certeza gerou um impacto na criação das crianças e trouxe algum tipo de influência e diferenciação para os dias de hoje. Afinal de contas, os brinquedos têm influência em como as crianças pensam, em como elas se comportam, em como elas vão encarar e sonhar o mundo do futuro.
O filme vem mostrar hoje uma concretização de décadas de história, de cultura e de novas possibilidades inseridas através de uma simples boneca. Sabemos que estereótipo da Barbie, no filme, ela até se classifica como “Barbie estereotipada”, loira, magra, alta, olhos azuis, é atualmente muito criticado pois, hoje reconhecemos que as mulheres são bonitas em sua diversidade física.
O papel da Barbie na sociedade
Mas na época – a boneca tem hoje 65 anos – cumpriu um papel muito importante, veio com um exemplo de que as meninas poderiam ter uma visão de futuro muito além do que elas eram capazes. Ensinar as meninas que elas não podiam brincar com uma boneca visualizando seu futuro e não apenas treinando para ser mãe (antigamente existia apenas bonecas como bebês).
Com seu slogan da Barbie é “You can be anything“, que traduzindo, você pode ser o que quiser, Barbie estava à frente de uma sociedade em inteira. Incentivando a independência feminina e expandindo seus sonhos.
Apesar do filme fortalecer os diversos papeis que as mulheres podem ser, ele inicialmente trata o Ken como apenas um acessório, porém, no final ele reconhece o seu papel (que não foi explicado exatamente, mas ele deixa de ser “Barbie e Ken” para ser “Eu sou o Ken”, tendo uma identidade própria.
Hoje as mulheres estão no momento de realização das suas carreiras, das suas vidas, dos seus relacionamentos, das suas conquistas e esse filme vem mostrar que o que parecia ser superficial tem uma enorme relevância. Uma vez que a mensagem dentro da proposta da Barbie trouxe uma revolução social transbordando nas realizações e conquistas que toda mulher é capaz de ter, e isso é bem contado no filme.
Vemos a Barbie como uma semente plantada na cultura, na vivência e na mente das mulheres, para que, elas pudessem no futuro, ter todo o deslumbre de realização e possibilidades que a vida delas eram capazes de ter. A boneca é ainda um símbolo de feminilidade, poder e conquista que faz todo o sentido para o momento em que estamos vivendo hoje, mas hoje seu estereotipo é alterado para Barbie continuar a contribuir de maneira positiva com as meninas, que a diversidade de seus corpos, cabelos e tons de pele são tão bonitos quanto da primeira boneca.
E lembre-se You can be anything!!!!
Texto da colunista Ana Luiza Amorim
Estrategista de imagem
Instagram: @analuizaamorim
Leia também:
O figurino do momento – Barbie
07 itens essências da maquiagem de Margot Robbie. Não deixe ler o 03
Obrigada pelo seu comentário! :-)