No último domingo, 28 de julho, a Seleção Brasileira de Ginástica Artística brilhou na competição não só pelas suas performances, mas também pelos collants deslumbrantes usados pelas atletas. Esses collants foram desenhados por Jade Barbosa, uma das estrelas da equipe, que está na seleção há 17 anos. Além de sua carreira consagrada como ginasta, Jade, de 33 anos, encontrou uma nova paixão: o design de collants.
Em entrevista ao canal Caze TV, Jade revelou que, há cerca de três anos, vem dedicando parte do seu tempo ao design dos uniformes da equipe. “Sempre tento ver o que é mais confortável, conversando com a equipe para escolher as cores e o estilo que elas desejam”, contou a atleta. Para as Olimpíadas de Paris, a escolha foi utilizar as cores do Brasil com elegância. Para a estreia, a escolha foi um modelo com fundo azul-marinho, mangas 3/4 e desenhos em cristais brilhantes predominantemente amarelos, refletindo a identidade brasileira de forma sofisticada.[
Esta não é a primeira vez que Jade Barbosa assina o design dos collants da equipe. Ela já havia criado os modelos usados nos Campeonatos Mundiais de 2022 e 2023 e nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, onde Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata. Aos 33 anos, Jade tem uma grande história com a ginástica artística brasileira. Na Olimpíada de 2024, realizada em Paris, a atleta estreou no domingo, 28 de julho, disputando as quatro provas da modalidade: salto, barras assimétricas, trave e solo. Apesar de não ter avançado para nenhuma final individual, participarou da decisão por equipes na terça-feira, 30 de julho, ao lado de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. Para a Olimpíada, a atleta desenvolveu um collant com manga degradê, com as cores da bandeira do Brasil. “O fundo do ginásio é bem escuro, então acho que deu um contraste bem legal.”
A assessoria de Jade informou que a atleta não tem planos de vender os collants para o público em geral. Além disso, Jade fundou, junto com seu pai, a empresa Vnv Sport, que oferece roupas de ginástica como tops, camisetas, bermudas e leggings. Desde 2018, a seleção conta com patrocínio, algo que Jade destaca como uma grande conquista. “Quando comecei, nem collant a gente tinha. Meu pai quem fazia os meus collants no início”, contou Jade em um vídeo publicado no TikTok. “Hoje, poder ter todas essas opções é muito mágico e realizador.”
A Seleção Brasileira de Ginástica Artística brilhou na competição de domingo com collants desenhados por Jade Barbosa, mais uma criação da atleta que assume a responsabilidade de design pela terceira vez. Jade, que também é medalhista mundial, se dedica ao design de collants desde que iniciou sua empresa de roupas de ginástica ao lado do pai, confirmando seu talento tanto nos aparelhos quanto fora deles.
1 Comment
Leave your reply.